Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2022

NASF - NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA FAMÍLIA

 





Os NASF – NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, bem como sua resolubilidade. RESOLUBILIDADE é a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.

Os NASF são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e que devem atuar de maneira integrada. É a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais.

As ações também podem ser intersetoriais, com foco prioritário na prevenção e promoção da Saúde Pública.

Sabe-se que a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. 

A atividade física em toda sua amplitude apresenta efeitos benéficos em relação à saúde, além de retardar o envelhecimento e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, as quais são derivadas do sedentarismo. As DCNT, doenças crônicas não-transmissíveis continuam sendo um dos maiores problemas e razões de gastos com a saúde pública nas sociedades modernas nos últimos anos. Tudo isso tem sido causado principalmente pela inatividade física e consequentemente influenciada pelas inovações tecnológicas e péssimos hábitos alimentares.

Um dos primeiros documentos a consolidar o profissional de Educação Física como um profissional de saúde foi a Resolução nº 218, de 06 de março de 1997, do Conselho Nacional de Saúde, que colocava o profissional de Educação Física, junto de mais 12 profissões, como responsáveis por áreas de atuação da saúde.

Em relação ao trabalho do profissional de Educação Física, enquanto profissional da área de Saúde, é importante destacar o grande papel de sua intervenção em todos os centros de saúde pública. O profissional de Educação Física é capacitado para intervir prevenindo, promovendo e reabilitando a saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva.

A prática regular de exercícios atua preventivamente contra o desenvolvimento de doenças, mas também melhora todos os componentes de saúde, desde o biológico até o mental e social, por isso a atuação destes profissionais no serviço público, oferece benefícios para a população e para os próprios órgãos governamentais.

A atuação do profissional de Educação Física nos  núcleos multidisciplinares do NASF, acontece através da prescrição do exercícios físicos orientados. Como citado por Valerio e Rall (2018), a “atividade física tem se destacado como ponto de partida para se conseguir melhores condições de saúde” e o profissional de Educação Física não tem somente a função de passar exercícios, este profissional também irá trabalhar com a orientação a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar dentro destes e de outros aspectos aumentar a adesão ao exercício.

Portanto, a prática de atividades físicas é um direito da população e também um dever do Estado em proporcionar uma vida saudável e ativa a fim de melhorar as condições de saúde dos beneficiários do Sistema Único de Saúde.

FONTE: diversas



Equipe de Basquete Masculino/NASF-Cornélio Procópio - PR, orientada pela 
profissional de Educação Física 
LÊ DEZOTTI NAVARRO: atividade desenvolvida na cidade de Cambé, Estado do Paraná  

Presidente do Instituto Plural Joni Silva Correia, tanto quanto a Professora Lê Dezotti 
Navarro, é profissional de Educação Física, registro CREF 5280- G/PR.
INSTITUTO PLURAL está determinado a apoiar as ações dos NASF!



Equipe NASF/Basquete Master -  Cornélio Procópio - PR
Ricardo, Zé Maria, Rafael Sampaio, Rafael V.Tomazi, Mangane, Joni,
Marcelo e Anderson.
Ressalte-se que Zé Maria tem mais de 80 anos de idade e Joni tem mais de 70 anos. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário