Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

INSTITUTO PLURAL e a TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O PARADESPORTO!


Os diretores do Instituto Plural, Joni e Maria José, depois de solicitarem apoio e serem atendidos pelo amigo, empresário de Uberlândia - MG, Renato Schiavinatto, tiveram a oportunidade de conhecer um dos laboratórios do CINTESP.Br/UFU.  

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br (que é coordenado pelo professor Dr. Cleudmar Amaral Araújo, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC/UFU) é um centro multidisciplinar de pesquisa e inovação em tecnologia assistiva vinculado à Universidade Federal de Uberlândia e que propicia a centralização, organização e gestão de projetos, pesquisas e extensão desenvolvendo inovações tecnológicas assistivas no Esporte, Lazer, Saúde, Vida Diária e Doenças Raras, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Este ano, o CINTESP.Br/UFU iniciou os processos de licenciamento das tecnologias para fortalecer a indústria nacional e que tem como objetivos promover a riqueza do país, reduzir a dependência de importados e retornar para a sociedade brasileira os diversos produtos assistivos por ele desenvolvidos.

Tivemos um interesse especial em perguntar sobre andamento de projetos de uma plataforma para lançamento de peso e disco para cadeirantes, assim como de cadeira própria para tenistas de campo. Estes interesses tiveram como focos uma mulher-cadeirante de Cornélio Procópio (PR), treinada pela professora Edilaine Rech (do Instituto Metahum) e um senhor de Bauru - SP, ex-campeão mundial juvenil de tênis de campo (conforme entendimentos com o Dr. Sérgio Sacomandi).

Registre-se que fomos muito bem recepcionados pelo pesquisador DIEGO AUGUSTO COSTA ALVES, do Campus Santa Mônica/Universidade de Uberlândia-MG.

Esta semana, dando continuidade aos esforços para atender o público-alvo destes projetos, visitamos a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus em Cornélio Procópio (após agendamento feito pelo amigo e ex-diretor da entidade, Professor Eurico Pedroso de Almeida) e também fomos muitíssimo bem atendidos pelo Professor Felipe Haddad Manfio, Diretor da Área de Projetos - Parceria com a Comunidade Externa.  A UTFPR se interessou pelo assunto e procurará manter contatos com o Dr. Cleudmar para possível liberação de patentes.  

O INSTITUTO PLURAL, cumprindo seus objetivos sociais, participa visando colocar à disposição da população interessada equipamentos que lhes darão melhores condições de vida.












Nenhum comentário:

Postar um comentário