Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2025

INSTITUTO PLURAL e o NATAL TROPEIRO 2024!

 

Por iniciativa do grupo de tropeiros vinculado à Associação Cultural Beneficente Alto do Uruguai, de Nonoai-RS (capitaneado por Vagner Medeiros), ideias surgiram e tratativas começaram para a organização de um natal solidário e que atendesse crianças atingidas pela enchente provocada pelas águas do Rio Taquari-RS. Um grupo de tropeiros do CTG Passo do Tropeiro, de Novo Xingu-RS (capitaneado por Sérgio Tasso) aderiu à ideia, assim como um parceiro da dupla acima citada, Sr.Ramon Mazzarino, da cidade de Encantado.

O INSTITUTO PLURAL, tão logo soube desta iniciativa, prontificou-se a atender a demanda.

Programação ficou definida, com poderes públicos de algumas cidades sendo especialmente contatados: municípios de Muçum, Encantado e Roca Sales, todos do Vale do Taquari, afinal, poderiam ser atendidos.

Então, no dia 18 de dezembro de 2024, grupo de tropeiros, seus cavalos, mulas e tralhas todas acomodadas em ônibus, camionetas, carretas dirigiram-se ao Vale do Taquari para que, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, uma cavalgada ocorresse em cada uma das cidades acima citadas.

Maria (grávida, carregada por uma mulinha) e José apareceriam à frente de um Papai Noel tropeiro que lideraria umas duas dezenas de tropeiros (jovens, crianças e senhores) com suas mulas e cavalos devidamente paramentados. Num local pré-determinado pelos organizadores, Papai Noel tropeiro receberia crianças e  ofereceria pacotes de guloseimas, rica e carinhosamente preparados por membros de grupos da terceira idade da cidade de Nonoai.    

Comitiva de tropeiros foi recebida com alegria por moradores de Encantado, Muçum e Roca Sales e missão foi cumprida com galhardia.

Como a quantidade de pacotes preparados com doces ficou além da demanda destes 3 municípios do Vale do Taquari, comitiva de tropeiros continuou visitando localidades e recebendo crianças da região de Novo Xingu e de Nonoai, ampliando área de ação originalmente programada.

O INSTITUTO PLURAL sente-se realizado por ter contribuído para esta edificante e comovente demonstração de solidariedade humana e presta honrosas e merecidas homenagens a todos os participantes deste NATAL TROPEIRO/ 2024!













































INSTITUTO PLURAL e o CEM (CENTRO DE EQUOTERAPIA MUNICIPAL, de GUAÍRA-PR)

                         

Neste final de 2024, o INSTITUTO PLURAL teve a oportunidade de conhecer o CEM – CENTRO DE EQUOTERAPIA MUNICIPAL, da cidade de Guaíra – PR.

Localizado na área urbana, apresenta ótima condição para atender interessados, mas a comunidade pouco usufrui do que tem.

O principal responsável por este empreendimento é o Sr. Maurício Silva, enfermeiro da Prefeitura daquela cidade, com diversos cursos na área de Equitação e Equoterapia; durante mais de uma década, ele praticamente sozinho conduziu a atividade, com recursos próprios, pleiteando e aguardando o poder público assumir o comando desta área.

Pelo que ficamos sabendo, o poder público criou este centro em 2023 e promete, nesta nova etapa a se iniciar em 2025, investir ali e cumprir os compromissos assumidos. Então, o Sr. Maurício, que já colocou neste projeto muita coisa de si, terá melhores condições de atender a comunidade.

"Aprender a andar a cavalo é uma atividade divertida em que se pode iniciar em praticamente qualquer idade. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial", explica Maurício.

"A atividade é muito benéfica para a saúde, pois melhora a postura e o ritmo cardíaco, e permite estar em contato direto com a natureza. Por outro lado, a sua prática oferece uma sensação de liberdade única que interliga o cavaleiro ao seu cavalo e à natureza envolvente e é isso que faz com que este desporto seja tão saudável", completa.

Pretendemos que outros municípios criem seus centros de Equoterapia, pelo elevado grau de aproveitamento que proporcionam (principalmente a autistas) e que lhes propiciem condições de serem bem aproveitados pelos interessados.

Parabéns ao Sr. João e Sr. Maurício, atuais atendentes, pela entrega em favor da causa! 




SR. MAURÍCIO SILVA


Presidente Joni e Sr. João




Atendimento a grupo de terceira idade