Por: Arnaldo Liechtenstein, médico.
Sempre que dou aulas de clínica médica para alunos no quarto ano de Medicina, faço a seguinte pergunta:
Quais são as causas que causam confusão mental nas pessoas de terceira idade?
Algum risco: "Tumor na cabeça". Eu respondo: Não!
Outros apostam: "Sintomas iniciais de Alzheimer". Eu respondo novamente: Não!
A cada recusa, a concorrência está assustada.
E fica ainda mais de boca aberta quando listo as três causas responsáveis mais comuns:
- diabetes não controlado;
- infecção urinária;
- desidratação
Parece uma piada, mas não é. Constantemente pessoas com mais de 50 anos param de sentir sede e param de beber líquidos.
Quando ninguém está em casa para lembrá-los de beber líquidos, eles rapidamente se desidratam. A desidratação é grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento de palpitações cardíacas,
angina (dor no peito), coma e até morte.
Eu insisto: Sem brincadeira!
Na melhor das hipóteses, esse esquecimento de beber líquidos começa aos 50 anos, quando temos pouco mais de 50% da agua que devemos ter no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, pessoas com mais de 50 anos têm uma reserva de água mais baixa.
Mas há mais complicações: ainda desidratadas, elas não sentem vontade de beber água, porque seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Conclusão:
Pessoas com mais de 50 anos de idade desidratam facilmente, não apenas porque possuem uma reserva de água menor, mas também porque eles não sentem a falta de água no corpo.
Embora as pessoas com mais de 50 anos pareçam saudáveis, o desempenho das reações e funções químicas prejudica todo o seu organismo.
Portanto, aqui estão duas alertas:
1) * Ofereça o hábito de beber líquidos *. Por líquidos compreenda água, sucos, chás, água de coco, leite, sopas, geléia e frutas
rico em água, como melancia, melão, pêssegos, abacaxi; Laranja e tangerina também funcionam. O importante é que, a cada duas horas,
Beba um pouco de líquido. Lembre-se disso!
2) Alerta para familiares: ofereça líquidos constantemente a pessoas com mais de 50 anos. Ao mesmo tempo, esteja atento a eles.
Quando percebem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritados, não têm ar, demonstram falta de atenção.
Eles são quase certamente sintomas recorrentes de desidratação.
Arnaldo Liechtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário