Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

JEJUM EM DIAS ALTERNADOS

Jejum em dias alternados é seguro em curto prazo e traz benefícios metabólicos

Dr. Ricki Lewis, Ph.D.
NOTIFICAÇÃO 
16 de setembro de 2019
       
Resultado de imagem para jejum
O jejum em dias alternados teve efeitos positivos no peso corporal, nos indicadores cardiovasculares e nos marcadores moleculares de envelhecimento em um estudo clínico randomizado e controlado feito com adultos saudáveis sem obesidade ou diabetes, afirmaram os pesquisadores em um artigo publicado on-line  no dia 27 de agosto no periódico Cell Metabolism.
O jejum em dias alternados é uma abordagem de controle de peso que difere da restrição calórica comum e do jejum intermitente, que restringe a ingestão diária a um intervalo de 8 a 12 horas. Apesar de estar ganhando popularidade, o jejum em dias alternados não havia sido objeto de ensaios clínicos randomizados.
Por isso, o Dr. Slaven Stekovic, Ph.D., do Institut für Molekulare Biowissenschaften da Karl-Franzens-Universität Graz, na Áustria, e colaboradores fizeram um ensaio clínico de coorte prospectivo randomizado e controlado com um estudo aninhado para avaliar os efeitos metabólicos do jejum em dias alternados. Inicialmente, a equipe recrutou 30 participantes que haviam feito jejum em dias alternados durante pelo menos seis meses antes do início do estudo e os comparou com 60 controles hígidos. Em seguida, 30 participantes do grupo de controle foram selecionados aleatoriamente para fazer quatro semanas de jejum em dias alternados e os outros 30 não fizeram nenhuma dieta durante esse período.
Especificamente, os 30 participantes que tinham feito jejum em dias alternados por seis meses ou mais e os 30 participantes selecionados aleatoriamente para jejum em dias alternados intercalavam períodos de 36 horas de jejum com períodos de 12 horas de alimentação sem nenhuma restrição. Esses dois grupos eram semelhantes em termos de distribuição de gênero, idade, índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril no início do estudo.
Antes e depois da intervenção, os participantes foram submetidos a uma bateria de avaliações antropométricas, fisiológicas, hormonais, metabólicas e bioquímicas refletindo seu estado de saúde e os possíveis efeitos do jejum em dias alternados. Foram avaliadas a composição corporal, a função cardiovascular, o gasto calórico (por meio de questionários de frequência alimentar), a prática de exercícios físicos e a densidade mineral óssea na coluna lombar.
Não foram observados efeitos adversos entre os participantes do grupo do jejum em dias alternados. O aporte calórico desses participantes diminuiu 37,4% (intervalo de confiança, IC, de 95%, de - 48,3% a - 24,4%) em relação ao início do estudo, comparado com 8,2% (IC 95%, de - 32,2% a 3,6%) no grupo de controle.
O IMC dos que fizeram o jejum por quatro semanas diminuiu 1,2 kg/m2 (IC 95%, de - 1,515 a - 0,875; < 0,0001). A redução média da gordura abdominal foi de 14,5% ± 6,4%; (< 0,0001).
Além das mudanças da massa e da composição corporal, os pesquisadores observaram tendências metabólicas, razão pela qual decidiram publicar o estudo no periódico Cell Metabolism, e não em um periódico mais geral.
"O Cell Metabolism é bastante aberto às descobertas translacionais, e é provável que nenhuma outra intervenção altere tão profundamente o metabolismo de um organismo como o jejum", afirmou ao Medscape um dos coautores do estudo, o Dr. Frank Madeo, Ph.D., professor do Institut für Molekulare Biowissenschaften da Karl-Franzens-Universität Graz, na Áustria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário