Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de setembro de 2020

INSTITUTO PLURAL e a CAPOEIRA (SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA e FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - PATO BRANCO - PR)

A Política Nacional de Assistência Social instituiu o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e este é considerado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um Serviço de Proteção Básica de Assistência Social, que busca complementar o trabalho das famílias e reduzir a ocorrência de situações que os coloquem em risco.

Em Pato Branco - PR, o INSTITUTO PLURAL atende grupos por meio de um projeto denominado CAPOEIRA e um outro denominado CORAL ITALIANO, facilitados por um termo de cooperação firmado com o CEU DAS ARTES E ESPORTES daquela expoente cidade paranaense.

Mesmo nesta época conturbada, pandêmica, os operadores do INSTITUTO PLURAL seguem o seu trabalho, visitando os componentes dos grupos, verificando e procurando amenizar situações sociais críticas. 

A equipe da filial do INSTITUTO PLURAL em Pato Branco - PR é coordenada pela Professora Líbera Raquel D. Mello e conta com os valiosos préstimos da Assistente Social Rosa Pelegrini, da Orientadora Social Silvana L.Mallmann, do Mestre Bugre (Airton Pereira do Nascimento - Capoeira) e do Professor e Músico Juliano A. Luizetto.


 - Visita da equipe da filial de Pato Branco para Joisequeli Antunes de Souza, 34 anos, casada, mãe de três filhos e aluna do projeto de CAPOEIRA (juntamente com o marido e os filhos), desenvolvido no CEU das Artes e do Esporte de Pato Branco - PR.

"Ela enfatizou que a CAPOEIRA é uma grande família onde se sente acolhida e amada. Relata que, quem iniciou no projeto foi seu filho Guilherme e ela e o outro filho, Gustavo, ainda de colo, iam apenas assistir às aulas. Com o passar do tempo, o pequeno começou também a participar das atividades e ela não resistiu. Seu marido, depois disto, ingressou no grupo e, no ano passado, seu enteado também passou a participar das atividades. 

“Atualmente todos nós participamos, e definitivamente “não é possível viver sem essas atividades”, diz ela.

Joisequeli é portadora de esclerose múltipla, faz tratamento contínuo e medicamentoso, porém trabalha como manicure e cabeleireira; cuida da casa, do marido e compartilha a guarda das crianças.

“Uma guerreira”,  como disse o mestre Bugre, seu professor do projeto, pois sempre foi assídua, determinada e muito comprometida com o projeto. Atualmente, não tem “realizado os vídeos”,  pois se encontra em um momento  de “surto da enfermidade”; logo será internada para tratamento, mas, acompanha a atividade realizada pelas crianças e pelo marido.

Enfim, apesar das adversidades, afirma que não pretende deixar de praticar o esporte que tanto ama, principalmente porque neste período de pandemia ficou evidente que tem sofrido muito mais com a falta das aulas presenciais, do convívio com a turma.

Joisequeli deixa claro que o projeto proporcionado pelo INSTITUTO PLURAL faz a diferença na vida dela, e com certeza, na de todos os demais envolvidos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário