Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2020

MÁSCARA QUE MATA VÍRUS!!

Máscara que mata vírus pode sair do laboratório em tempo recorde

Redação do Diário da Saúde
Máscara que mata vírus pode sair do laboratório em tempo recorde
Hun Park (esquerda) e Haiyue Huang são os autores da ideia da máscara que mata vírus.
[Imagem: Northwestern University]
Máscara auto-higienizante
Pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) criaram uma máscara facial que mata rápida e automaticamente os vírus contidos no ar que se respira ou nas gotículas exaladas pela pessoa durante a respiração.
As máscaras atuais funcionam apenas como uma barreira física, reduzindo o número de gotículas respiratórias que se tornariam uma nova fonte de infecção depois de entrar na atmosfera, ter contato com outras pessoas ou cair sobre objetos e superfícies.
A nova máscara auto-higienizante contém um composto químico antiviral que mata os vírus que estejam passando para dentro ou para fora da máscara.
"A disseminação de doenças respiratórias infecciosas, como a covid-19, geralmente começa quando uma pessoa infectada libera gotículas respiratórias carregadas de vírus através da tosse ou espirro. Para retardar ainda mais e até impedir que o vírus se espalhe, precisamos reduzir bastante o número e a atividade dos vírus nas gotículas respiratórias recém-liberadas," disse o professor Jiaxing Huang.
Máscara que mata vírus
A proposta de Huang e seus colegas Hun Park e Haiyue Huang é transformar a barreira antiviral em uma espécie de revestimento que possa ser adicionado no processo de fabricação de qualquer máscara, facilitando a produção e chegada do produto ao mercado.
Tão logo ficou sabendo da proposta, a Fundação Nacional de Ciências dos EUA (NSF) correu para oferecer financiamento de emergência para que os primeiros experimentos de laboratório feitos até agora possam ser desenvolvidos e passem para a etapa de testes, necessários para que o material se torne um produto comercial.
Ainda não é possível prever quando o material chegará ao mercado, dizem os pesquisadores, mesmo porque o financiamento chega em um momento em que as universidades estão pedindo que seus pesquisadores e alunos fiquem em casa.
Mas parece que a quarentena não está interrompendo ou desencorajando o trabalho da equipe.
"Mais pesquisadores - e especialmente estudantes de ciências físicas e engenharia - podem estudar proativamente os problemas e pensar em novas maneiras de mitigar a transmissão e a propagação de vírus. Mesmo aqueles que precisam ficar em casa por enquanto ainda podem continuar a debater," disse Huang.


PRESSÃO ARTERIAL: DISPOSITIVO PARA MONITORAMENTO PORTÁTIL

Aparelho portátil monitora pressão arterial continuamente

Redação do Diário da Saúde
Aparelho portátil monitora pressão arterial continuamente
O aparelho passou com sucesso pelos primeiros testes.
[Imagem: Monash University]
Monitorar a pressão no dia a dia
Um dispositivo portátil de monitoramento da pressão arterial, considerado "revolucionário" por seus criadores, consegue monitorar os pacientes continuamente.
O atual padrão ouro para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro com manguito. Mas o aparelho, com sua bolsa inflável colocada ao redor do braço, não consegue fornecer resultados contínuos, e também não pode ser usado enquanto os pacientes estão dormindo ou se estiverem ativos.
Com o novo aparelho, a pressão arterial pode ser medida em pacientes em qualquer situação: sentado, em pé, deitado ou se exercitando.
Um primeiro ensaio foi realizado com 43 participantes, com idades entre 40 e 65 anos, sem problemas cardiovasculares anteriores. Os participantes usaram o dispositivo de manguito e o protótipo, colocado no peito, para checar se haveria diferenças entre as leituras de pressão arterial em várias situações, de deitado em repouso até se exercitando em uma bicicleta ergométrica.
O novo aparelho de monitoramento contínuo gerou resultados com precisão de 93% em comparação com as medições discretas feitas com o aparelho tradicional.
Outro detalhe interessante é que a tecnologia permite fornecer acesso em tempo real aos dados, dando aos médicos uma visão geral de como a pressão arterial de seus pacientes muda ao longo do dia, e não apenas no momento da consulta.
"Os médicos ainda não conseguem medir continuamente a pressão sanguínea durante o sono, nem durante períodos de atividade, como caminhar ou correr. Isso significa que pessoas com pressão alta, baixa ou irregular não podem obter as informações críticas necessárias sobre o estado de sua saúde em tempo integral," disse Mehmet Yuce, da Universidade Monash (Austrália). "Um dispositivo vestível que possa proporcionar conforto e portabilidade enquanto as pessoas estão vivendo suas vidas diárias será um desenvolvimento significativo para o setor de saúde".

Checagem com artigo científico:

Artigo: Blood Pressure Estimation Using On-body Continuous Wave Radar and Photoplethysmogram in Various Posture and Exercise Conditions
Autores: Malikeh Pour Ebrahim, Fatemeh Heydari, Taiyang Wu, Katherine Walker, Keith Joe, Jean-Michel Redoute, Mehmet Rasit Yuce
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 9, Article number: 16346
DOI: 10.1038/s41598-019-52710-8


https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=aparelho-portatil-monitora-pressao-arterial&id=14002&nl=nlds

domingo, 29 de março de 2020

VEILLONELLA: QUER TER MUITAS DESTAS BACTÉRIAS?

Bactérias que aumentam a performance são 

encontradas em atletas

Por , em 11.07.2019
Veillonella bacteria, illustration f0212230 | Fotoarena | Agência ...
Talvez tudo que te falta para ser um atleta de alta performance ou um maratonista vencedor é uma simples bactéria: a Veillonella.
Um novo estudo do Joslin Diabetes Center (EUA) descobriu que essa bactéria existe em quantidade mais abundante no microbioma de atletas de elite e destilou o seu papel no metabolismo humano, ou seja, como ela ajuda os indivíduos a ter uma maior habilidade física.

O estudo

O estudo começou em 2015, quando o pesquisador Jonathan Scheiman, na época na Universidade de Harvard (EUA), coletou amostras fecais de atletas que participaram da Maratona de Boston, uma semana antes e depois do evento. Como grupo de controle, ele também coletou amostras de indivíduos sedentários.
Durante a análise dessas amostras, a Veillonella logo se destacou: era muito abundante no organismo dos atletas logo após a maratona, e no geral já existia em maior quantidade nestes indivíduos do que no grupo sedentário.
“Quando analisamos os detalhes da Veillonella, descobrimos que ela é relativamente única no microbioma humano, pois usa lactato ou ácido lático como sua única fonte de carbono”, explicou Scheiman.
Em um experimento com ratos, os pesquisadores confirmaram que a Veillonella era a responsável por melhorar a habilidade física: os animais tiveram um aumento acentuado na sua capacidade de corrida após a suplementação com a bactéria.

Ok, mas como funciona?

A primeira hipótese dos pesquisadores era de que a bactéria ajudava ao “consumir” o ácido lático produzido pelos músculos durante exercícios físicos desgastantes, o que poderia levar à fadiga. No entanto, o papel do acúmulo de ácido lático na fadiga ainda não é completamente aceito pelos cientistas.
Assim, a equipe decidiu realizar uma análise metagenômica no microbioma para determinar quais eventos foram desencadeados pelo metabolismo de ácido láctico da Veillonella.
Eles descobriram uma abundância de enzimas associadas à conversão de ácido láctico em propionato, um ácido graxo de cadeia curta, após o exercício físico. Em outras palavras, talvez a questão não fosse a remoção do ácido láctico, mas a geração de propionato.
Novos experimentos com ratos verificaram essa hipótese: a introdução de propionato nos animais foi suficiente para aumentar sua capacidade de corrida.

Nós e elas, um casamento de sucesso

As colônias de bactérias que vivem no nosso organismo têm um enorme impacto na nossa saúde.
“O microbioma é um mecanismo metabólico muito poderoso”, disse um dos autores do estudo, o Dr. Aleksandar D. Kostic.
Esta é uma das primeiras pesquisas a mostrar diretamente um forte exemplo de simbiose entre micróbios e seu hospedeiro, o ser humano.
“É muito claro. Cria um ciclo de feedback positivo. O hospedeiro está produzindo algo que esse micróbio em particular favorece. Então, em troca, o micróbio está criando algo que beneficia o hospedeiro. É um exemplo muito importante de como o microbioma evoluiu para se tornar essa presença simbiótica no hospedeiro humano”.

Implicações médicas

O próximo passo da pesquisa é investigar como o mecanismo do propionato afeta a capacidade de exercício nas pessoas.
Muitos indivíduos com distúrbios metabólicos não conseguem se exercitar muito bem, mas precisam desse benefício de saúde. Uma suplementação probiótica com Veillonella poderia ser o empurrãozinho necessário.
“Ter maior capacidade de exercício é um forte indicador de saúde geral e proteção contra doenças cardiovasculares, diabetes e longevidade geral. O que nós imaginamos é um suplemento probiótico que as pessoas possam tomar que aumentará sua capacidade de fazer exercícios significativos e, portanto, os protegerá contra doenças crônicas, incluindo diabetes”, resumiu o Dr. Kostic.
Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Nature Medicine. [MedicalXpress]

CÉLULA HUMANA e o CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2)

Isso que você está vendo é o coronavírus "matando" células humanas

Por , em 29.03.2020
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (NIAID, na sigla em inglês) fez imagens microscópicas do Sars-CoV-2, o coronavírus que causa COVID-19, “matando” células humanas.
De acordo com os cientistas, elas foram feitas com o material coletado de um paciente norte-americano infectado, no momento em que as suas células entraram em apoptose, um processo conhecido como morte celular.
As fotos são coloridas digitalmente. Nelas, tudo que são “pontinhos” representa o vírus, enquanto a estrutura maior é a célula humana.

Contaminação

Como é possível notar, o vírus é muito pequeno quando comparado às células do nosso corpo. Suas estruturas são muito mais simples.
Apesar disso, o vírus possui o que os cientistas chamam de proteínas spike, capazes de se ligar à membrana celular de um hospedeiro. Em última análise, o vírus comanda a célula, obrigando-a a replicar seu material genético.
Isso ocorre tantas vezes até que, eventualmente, a célula fica sobrecarregada e morre, causando uma “inundação” de material genético do vírus no organismo – que por sua vez leva à contaminação de novas células.

Prevenção

Além do isolamento pela maior parte possível do tempo e do distanciamento físico de outras pessoas, especialistas recomendam lavar a mão com água e sabão com frequência, não tocar os olhos e cuidar bem da saúde e da alimentação para evitar pegar o vírus. [RevistaGalileuCatracaLivre]

COMO DESENVOLVER TALENTO INTELECTUAL


O Estudo de Jovens Matemáticos Precoces (SMPY, sigla em inglês) está em seu 45º ano de duração, acompanhando as carreiras e realizações de 5 mil indivíduos com talento em matemática, ciências e habilidades verbais. Tudo começou quando estes participantes eram apenas crianças ou adolescentes, e passaram a ser analisados por pesquisadores das universidades Johns Hopkins e Vanderbilt (EUA).
Este trabalho – que acompanha os participantes nas idades de 18, 23, 33, 50 e 65 anos – já rendeu mais de 400 artigos científicos e sete livros, e é considerado a melhor fonte do mundo sobre como ajudar crianças a desenvolverem seus talentos intelectuais. Hoje, vários desses participantes do SMPY são cientistas conhecidos em instituições norte-americanas.
Para selecionar os participantes, os pesquisadores utilizaram testes padrões, além de fazer parceria com o programa do Centro de Jovens Talentosos da Universidade Johns Hopkins. Este programa aceita apenas os alunos top 1% que passaram na prova de seleção da universidade. Entre os jovens selecionados por ele estão Mark Zuckerberg, Lady Gaga e o co-fundador do Google, Sergey Brin. “Quer gostemos ou não, essas pessoas controlam nossa sociedade”, diz Jonathan Wai, psicólogo envolvido na identificação de talentos precoces da universidade.
  • Resultados
Os resultados desta pesquisa contrariam vários outros estudos ao sugerir que a inteligência herdada dos pais e estimulada na infância superam a repetição quando se trata de se especializar em alguma coisa. A habilidade cognitiva das crianças tem maior efeito nas conquistas da vida adulta do que a prática constante e outros fatores como o status socioeconômico da família.
Basicamente, o SMPY diz que se você é inteligente e é identificado desta forma desde pequeno e é estimulado a se desenvolver, você vai se dar bem na vida profissional.

Críticas

Trabalhos como o SMPY têm sido criticados por colocar muita ênfase nas crianças mais inteligentes. Especialistas alegam que aqueles com um potencial apenas um pouco mais limitado que os pequenos gênios são ignorados. Além disso, a pressão de ser classificado como “inteligente” quando criança pode prejudicar o desenvolvimento dessas pessoas.
  • Genética ou criação?
Apesar disso, o estudo não mostra de forma conclusiva que há apenas um fator que vai garantir que seu filho vai crescer e virar o próximo Steve Jobs. Vários estudos diferentes tentam avaliar as influencias da criação e das características inatas, e a conclusão geral é que as duas partes são igualmente importantes.
Um dos estudos diz que o apoio e amor dos pais na fase pré-escolar aumenta radicalmente a taxa de desenvolvimento do cérebro. Outro mostra que tarefas complexas que se tornam ainda mais difíceis com o passar do tempo trazem enorme benefício para a flexibilidade mental e conectividade neural.
Algumas dessas atividades são tocar um instrumento musical e ler com frequência, mas alguns jogos de vídeo game também apresentam esta qualidade. [IFLScienceVanderbilt]

https://hypescience.com/como-criar-filhos-inteligentes-de-acordo-com-este-estudo-de-45-anos/

CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS PODEM NOS TORNAR ÚNICOS!!!

30 pessoas com características genéticas as tornam únicas

Por , em 28.03.2020
Somos todos únicos. No entanto, a natureza, através da genética, conseguiu diferenciar ainda mais algumas pessoas.

Confira abaixo alguns casos incríveis nos quais uma combinação improvável de genes resultou em algumas características humanas incomuns:

Garotinha nascida com um pedaço de cabelo branco, exatamente igual ao da sua mãe

Essa condição é conhecida como poliose. Quando os melanócitos param de produzir melanina, o cabelo começa a crescer sem o pigmento. Pode ser hereditário ou ocorrer com doenças genéticas como o piebaldismo.

Olhos inacreditáveis

Este garoto tem uma condição genética rara chamada de síndrome de Waardenburg, que ocorre em 1 a cada 40.000 pessoas. As írises diferentes estão entre os sintomas mais comuns da síndrome de Waardenburg, que afeta a pigmentação dos cabelos, pele e olhos. Outros sintomas comuns são alterações na visão e perda auditiva.

Marca de nascença em forma de coração

Muitas pessoas possuem marcas de nascença. Elas são causadas por um crescimento excessivo de vasos sanguíneos, melanócitos e queratinócitos. Algumas desaparecem com o tempo, enquanto outras ficam pelo resto de nossas vidas.

Olhos de cores diferentes

Essa condição é chamada de heterocromia e seus portadores não costumam apresentar outros sintomas. A garota da foto acima é duplamente “rara” – estima-se que só existam cerca de 70 a 140 milhões de pessoas ruivas em todo o mundo. As chances de ter essas duas características incomuns ao mesmo tempo são bem baixas.

Olho albinos

O jovem da imagem tem albinismo, um distúrbio congênito caracterizado pela ausência de pigmento na pele, cabelo e olhos. A cor de seus olhos se deve à falta de melanina.

Íris de duas cores

Essa condição é conhecida como heterocromia setorial, ou seja, a íris possui duas cores.

Vitiligo

O vitiligo é uma condição causada pela falta de melanina e cria manchas na pele. Ocorre geralmente no rosto, mãos, pescoço e vincos da pele.

Nevos melanocíticos congênitos

Nevos melanocíticos congênitos são pintas escuras formadas pelo acúmulo anormal de melanócitos em determinadas regiões da pele. A foto acima mostra Zhang Hongming, que possui uma dessas “pintas” gigantes, e bem peluda.

Síndrome do cabelo impenteável

Parece brincadeira, mas é real: a síndrome do cabelo impenteável afeta apenas cerca de 100 pessoas no mundo. Shilah Madison, da foto acima, é uma delas. De acordo com sua mãe, “sua rotina diária de cuidar dos cabelos é longa e dolorosa. Minimizamos a escovação, a menos que seja realmente necessário”. Isso porque o cabelo da garota quebra na raiz, o que significa que muitos tratamentos devem ser aplicados diariamente.

Polidactilia

Essa condição é caracterizada por dedos extras nas mãos ou nos pés. Um artigo recente publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons afirmou que 1 a cada 700 a 1.000 pessoas nascem com polidactilia.

Tubérculo de Darwin

Essa condição congênita do ouvido causa uma borda espessa que faz a orelha parecer a de um elfo. Foi detectada em 10,5% da população adulta espanhola, 40% da população adulta indiana e 58% da população estudante sueca.

Distiquíase

Essa condição congênita rara cria duas fileiras de cílios. A segunda pode incluir desde um único cílio até um conjunto completo. Pessoas com essa condição podem não ter nenhum sintoma adicional, mas algumas são mais sensíveis à luz, têm córneas irritadiças ou podem ser propensas a sofrer de conjuntivite.

Coloboma ou corectopia

Essa pode ser uma das duas condições. O coloboma é uma malformação na estrutura do olho que afeta principalmente a íris. É bastante raro, aparecendo em menos de uma pessoa a cada 10 mil nascimentos. Ou pode ser corectopia, uma condição na qual a pupila é deslocada de sua posição no centro do olho. Algumas pessoas podem precisar de cirurgia.

Vitiligo unilateral

Existem dois tipos principais de vitiligo: unilateral (também conhecido como segmentar) e bilateral (também conhecido como generalizado). O unilateral, como o da moça acima, afeta apenas um lado do corpo.

Dedos longos

Essa pessoa provavelmente tem aracnodactilia, uma condição na qual a pessoa nasce com os dedos das mãos e dos pés anormalmente longos e delgados. Infelizmente, essa condição está muitas vezes ligada a outras como a síndrome de Marfan, que faz as pessoas terem braços, pernas, dedos das mãos e pés longos, articulações flexíveis, escoliose e problemas cardíacos.

Cabelo loiro e moreno ao mesmo tempo

Essa pessoa nasceu com cabelo de duas cores. A cor do cabelo é algo que pode tanto mudar ao longo da vida, quanto ao mesmo tempo, como aconteceu com a mulher acima e outros que possuem “pedaços” de cabelo de cor diferente.

Olho claro com um anel caramelo

A cor dos olhos depende da quantidade de melanina. Olhos com altos níveis de melanina absorvem mais luz e resultam em uma cor marrom. Já olhos com níveis menores de melanina absorvem menos luz, resultando em cores como azul e verde. A melanina pode ser distribuída de forma desigual em diferentes partes da íris, o que significa que seus olhos podem parecer uma mistura fascinante de cores diferentes.

Umbigo diferente

O umbigo é uma cicatriz de quando um médico ou enfermeiro cortou seu cordão umbilical logo após o nascimento. As pessoas podem ter umbigos em formas ou padrões diferentes. A maioria das pessoas tem o que chamamos de “umbigo para dentro”. O tipo de umbigo que você possui está relacionado à maneira como o tecido cicatricial se forma. Portanto, se você tem um umbigo “para fora”, isso significa que esse tecido cicatricial está simplesmente aparecendo.

Dedos conectados

Essa pessoa nasceu com os dedos do meio conectados.

Um grande sinal de paz

Essa pessoa também pode ter aracnodactilia.

Coloboma

Esse é um caso de coloboma nos dois olhos.

Úvula

Essa pessoa nasceu com duas úvulas.

Menos um

Essa pessoa nasceu com apenas quatro dedos na mão direita.

Unicílios

Essa pessoa naturalmente só tem cílios em um olho.

Buraco extra

Essa pessoa tem um buraco extra no ouvido.

Dois dedões

Essa mulher nasceu com “dedões duplos”.

Mutação genética rara

Essa mutação genética faz com que as unhas cresçam invertidas. O homem da foto herdou essa característica de sua mãe, que por sua vez herdou de seu pai. Recentemente, sua filha testou positivo para uma imunodeficiência primária e ele descobriu que alterações no gene FOXN1 causam essa condição, juntamente com células T baixas e outros problemas com o timo.

Três dedos

Essa pessoa nasceu com (mais ou menos) três dedos malformados.

Faixa no olho

Essa pessoa possui um “risco” na íris esquerda.

Mais uma com faixa no olho

Mais uma pessoa que nasceu com a íris “marcada”. [TheBoredPanda]

https://hypescience.com/30-pessoas-cuja-genetica-as-torna-unicas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29