Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

VITAMINA D: PESQUISA COMPROVA DEFICIÊNCIA EM MENINAS


Pesquisa descobre que 4 em cada 5 meninas têm falta de vitamina D.Pesquisa foi feita pelas universidades federais do Paraná e do RS.
Falta de vitamina D em crianças e adolescentes pode causar doenças.Alerta para os pais: uma pesquisa feita com estudantes em Curitiba mostrou que quatro em cada cinco meninas têm falta de vitamina D.
A rotina da Ana Julia quando não está na escola é assim: quase o tempo todo dentro de casa. "Prefiro ficar jogando computador, porque é mais divertido", conta a menina de 11 anos.
Os apelos dos pais, do médico, é para ela tomar mais sol, porque desde pequena tem pouca vitamina D. Para melhorar esse quadro, a alimentação teve que mudar.
"O pediatra pediu é que ela ingira pelo menos duas vezes por semana o salmão ou a sardinha, que são ricos em ômega, para ajudar na vitamina D", conta a mãe, a bancária Sirlei Lenartowiscz.
Os hábitos da vida moderna, longe do sol, revelam que a falta dessa vitamina é muito mais comum do que as pessoas imaginam. É o que indica uma pesquisa feita pelas universidades federais do Paraná e do Rio Grande do Sul.
A pesquisa foi feita com 500 meninos e meninas de 10 a 15 anos de idade, em escolas públicas de Curitiba e chegou a um resultado preocupante: 80% das meninas que participaram apresentaram falta de vitamina D no organismo.
"Foi uma reação de espanto, porque não era esperado. O Brasil, por ser um país tropical, a gente esperaria um grau de insuficiência ligeiramente menor do que foi encontrado, 80% é muito alto", conta o pesquisador Luis Paulo Mascarenhas.
A falta de vitamina D em crianças e adolescentes pode levar à deficiência óssea precoce, ao diabetes, a alguns casos de câncer e à obesidade.
FONTE: Edição do dia 31/08/2013 - 31/08/2013 10h52 - Atualizado em 31/08/2013 11h51 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário