Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

EPIDERMÓLISE BOLHOSA

FONTE: www.dermis.net
Na semana passada, um incidente no avião em que estava a família da coreógrafa Deborah Colker fez muita gente tomar conhecimento da epidermólise bolhosa, ou simplesmente EB, a doença de seu neto, Theo. Por exigência do comandante, o avião só decolou depois que a família conseguiu um atestado médico comprovando que a doença não era contagiosa. Isso depois de 2 horas de sofrimento dentro do avião.
O que é EB?
Pessoas com EB têm a pele tão frágil que qualquer atrito ou machucado ou mesmo calor pode causar bolhas. Tanto pode atingir somente a parte superficial da pele, quanto pode ser mais grave e atingir a mucosa da boca, do esôfago, ou os dedos, que então chegam a aderir uns aos outros.
É uma doença genética e não tem cura. Os tratamentos existentes consistem em várias medidas para evitar e também tratar os machucados. Por ser uma doença de pele, não há como disfarçar, e por ser desconhecida da maioria das pessoas, causa estranhamento.
Como escreveu a mãe de Theo:
“Meu filho tem machucados pelo rosto. Sua imagem desperta curiosidade, atenção, olhares, como qualquer um outro que não se encaixa nos padrões. Mas e aí?! Qual é o problema disso? Penso que por ter tais fragilidades deva ser recebido pela sociedade com respeito, amor, zelo, carinho.”
Informação é importante
Uma criança com essas fragilidades sem dúvida deve ser acolhida com respeito e carinho. Quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, menos chance haverá para que se repita um episódio como o ocorrido no avião. De todo modo,  para prevenir possíveis desgastes em várias situações, vale a pena ter à mão um atestado médico.
Por Lucia Mandel
FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tratamento/epidermolise-bolhosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário