Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

VITAMINA D e ARTRITE REUMATOIDE

FONTE: mdsaude.com

  

Um crescente corpo de pesquisas sugere que não só a deficiência de vitamina D possa ser um fator de risco para a artrite reumatoide, mas possa também fazer os pacientes com artrite reumatoide significativamente mais suscetíveis à doenças cardiovasculares.
A artrite reumatoide é uma doença auto-imune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, particularmente as articulações. Pelo fato da vitamina D ser conhecida por desempenhar um papel importante na regulação do sistema imunológico e ter sido especificamente associada à ocorrência de outras doenças auto-imunes, muitos pesquisadores há muito tempo suspeitavam que a sua deficiência poderia aumentar o risco de artrite reumatoide.
A confirmação desta associação veio em 2010, em um estudo publicado na revista Environmental Health Perspectives que analisou o efeito de fatores ambientais sobre o risco de artrite reumatoide. Os pesquisadores descobriram que mulheres que vivem no nordeste eram significativamente mais propensas a desenvolverem a doença.
“Os resultados foram inesperados”, disse a pesquisadora Verônica Vieira. “Antes da análise, ficamos mais interessados na relação com a poluição do ar. Eu não havia dado muita atenção às latitudes.”
Pelo fato do corpo produzir vitamina D pela exposição à luz solar, as taxas de deficiência são significativamente mais elevadas em latitudes mais distante do Equador, particularmente entre as pessoas com pele mais escura ou que cobrem regularmente a sua pele com roupas ou protetor solar.

Importante para o coração e os ossos

Mais recentemente, um estudo realizado por pesquisadores da Johns Hopkins UniversitySchool of Medicine e publicado na revista Arthritis Care Research observou a conexão entre os níveis de vitamina D e risco de doenças cardiovasculares entre os pacientes com artrite reumatoide. A deficiência de vitamina D e a artrite reumatoide são conhecidos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores descobriram que 41% dos pacientes com artrite reumatoide estudados estavam significativamente deficiente em vitamina D, com outros 46 por cento tendo níveis insuficientes da vitamina. Os participantes com menores níveis de vitamina D tinham mais resistência à insulina, menores níveis de colesterol HDL (“bom”) e mais marcadores de inflamação, mesmo após o ajuste para outros fatores de risco potenciais, tais como o índice de massa corporal, estado de anticorpos, sexo e etnia.
Níveis mais altos de inflamação sugerem que os baixos níveis de vitamina D podem realmente piorar os sintomas da artrite reumatoide.
Acredita-se que parte do motivo para os pacientes com artrite reumatoide terem taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares é a que a inflamação crônica causada pela doença auto-imune também ataca o coração e os vasos sanguíneos. Ao diminuir a inflamação e protegendo o coração, a suplementação de vitamina D estende significativamente a expectativa de vida de pacientes com artrite reumatoide.
Por exemplo, um estudo de 2008 publicado no Archives of Internal Medicine descobriu que as pessoas com deficiência grave de vitamina D tiveram duas vezes mais chances de morrerem que aqueles com níveis suficientes, particularmente de doenças cardiovasculares.

Pacientes com artrite reumatoide também são conhecidos por terem um risco maior de desenvolverem osteoporose, um problema que é ainda piorado pelo fato de que muitos dos esteroides usados para tratar a artrite reumatoide também podem promover a perda óssea. Aumentando a absorção de cálcio no organismo, níveis mais elevados de vitamina D também podem proteger contra esse efeito.
Pelo fato de muitos medicamentos para osteoporose não funcionam bem em indivíduos com deficiência de vitamina D e poderem realmente causar depleção da vitamina D, é especialmente importante que as pessoas que tomam esses medicamentos monitorem seus níveis de vitamina D.
É claro, obter vitamina D em abundância é importante mesmo para pessoas que não sofrem de osteoporose ou artrite reumatoide. Além de ajudar a construir ossos e dentes saudáveis, a vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e pode reduzir o risco de infecções, doenças cardíacas, diabetes, câncer e doenças auto-imunes.
Referências:

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário