Banheiros inteligentes vão monitorar sua saúde
Ilustração de como um sistema "banheiro inteligente" integrado pode funcionar como um método em tempo real de monitoramento da saúde.
[Imagem: Dasom (Somi) Hwang/UW-Madison]
[Imagem: Dasom (Somi) Hwang/UW-Madison]
Vaso sanitário que faz exame
Tecnologias de vestir estão transformando a capacidade de monitorar e melhorar a saúde, mas uma instalação historicamente de baixa tecnologia - o humilde vaso sanitário - tem o potencial para superar todas elas.
Esta é a conclusão de uma equipe de cientistas do metabolismo da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), que estão trabalhando para colocar uma enorme variedade de informações sobre saúde metabólica contidas na urina a serviço da medicina personalizada.
A urina contém um verdadeiro "histórico líquido" dos hábitos nutricionais, exercícios físicos, uso de medicamentos, padrões de sono e outras opções de estilo de vida de um indivíduo.
A urina também contém indicadores metabólicos para mais de 600 condições humanas, incluindo algumas das mais ameaçadoras, como câncer, diabetes, doenças renais e até apendicite.
Exame de urina direto no banheiro
Ian Miller e seus colegas queriam responder a duas perguntas essenciais. Primeiro, o monitoramento e o exame frequentes de amostras de urina podem coletar informações úteis em tempo real sobre a saúde de um indivíduo? E segundo, uma plataforma tecnológica pode ser adaptada aos vasos sanitários para tornar o processo de coleta mais simples, preciso e acessível?
Eles obtiveram algumas respostas promissoras para a primeira pergunta em um pequeno estudo piloto, no qual dois indivíduos coletaram consistentemente todas as amostras de urina durante um período de 10 dias, e também usaram uma tecnologia vestível para rastrear batimentos cardíacos, passos, consumo de calorias e padrões de sono.
Os resultados mostraram que as amostras de urina contêm, de fato, uma impressão digital de saúde notável que segue os fluxos e refluxos da vida cotidiana. Por exemplo, os voluntários mantiveram registros do consumo de café e álcool, e os biomarcadores com uma conexão conhecida a ambas as bebidas foram abundantes. Um voluntário tomou acetaminofeno, que foi detectado na urina por um aumento na intensidade iônica. Os resultados metabólicos dos exercícios físicos e do sono também foram medidos com precisão.
Tem que ser simples
Com base nesses primeiros resultados, a equipe está projetando um banheiro que incorporará um espectrômetro de massa portátil capaz de reconhecer cada indivíduo usuário da privada e processar amostras de cada um deles com segurança.
Eles planejam instalar o vaso sanitário inteligente no prédio do laboratório, de forma a expandir o grupo de voluntários para uma dúzia ou mais, melhorando a qualidade dos resultados.
"Sabemos que no laboratório podemos fazer essas medições. E temos certeza de que podemos projetar um banheiro que possa amostrar urina. Eu acredito que o verdadeiro desafio que teremos será investir na engenharia para tornar esse instrumento simples e barato o suficiente," disse o professor Joshua Coon, coordenador da pesquisa.
Checagem com artigo científico:
Artigo: Real-time health monitoring through urine metabolomics
Autores: Ian J. Miller, Sean R. Peters, Katherine A. Overmyer, Brett R. Paulson, Michael S. Westphall, Joshua J. Coon
Publicação: Nature Digital Medicine
Vol.: 2, Article number: 109
DOI: 10.1038/s41746-019-0185-y
Artigo: Real-time health monitoring through urine metabolomics
Autores: Ian J. Miller, Sean R. Peters, Katherine A. Overmyer, Brett R. Paulson, Michael S. Westphall, Joshua J. Coon
Publicação: Nature Digital Medicine
Vol.: 2, Article number: 109
DOI: 10.1038/s41746-019-0185-y
Nenhum comentário:
Postar um comentário