Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2020

ACUPUNTURA e INFLAMAÇÕES

 

Acupuntura reduz inflamação em condições potencialmente fatais

Redação do Diário da Saúde

Local, duração e intensidade da acupuntura

acupuntura não apenas modula a inflamação: Novas descobertas revelam que o local, a intensidade e o momento da acupuntura afetam todo o curso da doença.

Estes novos resultados prometem servir de subsídio para os esforços para usar a acupuntura no tratamento de doenças marcadas por inflamações sérias, garante o professor Shenbin Liu, da Escola de Medicina de Harvard (EUA).

A equipe de Liu usou com sucesso a acupuntura para domar a "tempestade de citocinas" que marca a inflamação sistêmica, uma condição que pode levar à morte.

A acupuntura ativou diferentes vias de sinalização, que desencadearam uma resposta pró-inflamatória ou anti-inflamatória em animais de laboratório com uma inflamação sistêmica induzida por bactérias.

Além disso, a equipe descobriu que três fatores determinaram como a acupuntura afetou a resposta: o local de aplicação, a intensidade e o tempo de tratamento.

Em outras palavras, onde no corpo a estimulação ocorreu, quão forte ela foi e quando a estimulação foi administrada produziu efeitos dramaticamente diferentes nos marcadores inflamatórios e na sobrevivência das cobaias.

Acupuntura contra inflamação

A equipe afirma que seus experimentos representam uma etapa crítica para definir os mecanismos neuroanatômicos subjacentes à acupuntura, além de oferecerem um roteiro para o aproveitamento da abordagem para o tratamento de doenças inflamatórias.

Eles alertam, no entanto, que, antes de qualquer uso terapêutico, as observações devem ser confirmadas em pesquisas futuras - em animais e também em humanos - e os parâmetros ideais para a estimulação por acupuntura devem ser cuidadosamente definidos.

"Nossas descobertas representam um passo importante nos esforços contínuos não apenas para entender a neuroanatomia da acupuntura, mas também para identificar maneiras de incorporá-la ao arsenal de tratamentos das doenças inflamatórias, incluindo a sepse," disse Qiufu Ma, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Somatotopic Organization and Intensity Dependence in Driving Distinct NPY-Expressing Sympathetic Pathways by Electroacupuncture
Autores: Shenbin Liu, Zhi-Fu Wang, Yang-Shuai Su, Russell S. Ray, Xiang-Hong Jing, Yan-Qing Wang, Qiufu Ma
Publicação: Neuron
DOI: 10.1016/j.neuron.2020.07.015

https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-reduz-inflamacao-condicoes-potencialmente-fatais&id=14285&nl=nlds

Nenhum comentário:

Postar um comentário