Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ALONGAMENTO PASSIVO e PREVENÇÃO DE DOENÇAS!

Alongar as pernas previne doenças cardiovasculares e muito mais

Redação do Diário da Saúde

Alongar as pernas previne doenças cardiovasculares e muito mais
Nada de forçar: mantenha apenas a tensão que seus próprios músculos conseguem suportar.
[Imagem: A. V. Bisconti et al. - 10.1113/JP279866]

Alongamento passivo

Exercícios de alongamento passivo, simples e fáceis de fazer, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, facilitando a dilatação e diminuindo a rigidez das artérias, minimizando um dos principais riscos do sedentarismo.

Esta é a conclusão bem-vinda de uma intervenção experimental feita por pesquisadores da Universidade de Milão (Itália).

O alongamento passivo envolve fazer um movimento voluntário de extensão até o máximo que a pessoa consegue fazer, enquanto o alongamento ativo envolve forçar a amplitude máxima dos músculos e articulações e manter esse tensionamento por um período.

Os pesquisadores designaram 39 participantes saudáveis de ambos os sexos para dois grupos. O grupo experimental realizou alongamentos nas pernas 5 vezes por semana, durante 12 semanas. O grupo controle não fez nenhum alongamento.

Os pesquisadores avaliaram o efeito do alongamento passivo no fluxo sanguíneo localmente e na parte superior do braço e constataram que as artérias da perna e do braço aumentaram o fluxo sanguíneo e a dilatação quando estimuladas, além de diminuir a rigidez.

Ambas as alterações podem ter implicações em doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes, todas caracterizadas por alterações no controle do fluxo sanguíneo devido a um sistema vascular comprometido.

A equipe sugere que o alongamento seja feito em família durante o isolamento social devido à pandemia.

"Esta nova aplicação do alongamento é especialmente relevante no atual período de pandemia, de maior confinamento em nossas casas, onde a possibilidade de realizar um treinamento benéfico para melhorar e prevenir doenças cardíacas, derrame e outras condições é limitada," disse o professor Emiliano Ce, coordenador da pesquisa.

Além disso, o alongamento também pode ser utilizado durante a hospitalização ou após intervenções cirúrgicas, a fim de preservar a saúde vascular quando os pacientes apresentam baixa mobilidade.


Checagem com artigo científico:

Artigo: Evidence for improved systemic and local vascular function after long?term passive static stretching training of the musculoskeletal system
Autores: A. V. Bisconti, E. Cè, S. Longo, M. Venturelli, G. Coratella, E. Limonta, C. Doria, S. Rampichini, F. Esposito
Publicação: The Journal of Physiology
DOI: 10.1113/JP279866



Nenhum comentário:

Postar um comentário