Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2020

EVITE A DEMÊNCIA!

 

12 coisas que você pode fazer para evitar ter demência

Com informações da New Scientist
12 coisas que você pode fazer para diminuir seu risco de demência
É importante ficar em forma para prevenir a demência, uma vez que parece que o declínio mental não vem com a idade, vem com as doenças.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Como evitar a demência

Quase metade de todos os casos de demência poderiam ser evitados ou retardados com a adoção de 12 medidas de prevenção.

Esta é a conclusão de uma revisão sistemática do saber científico atual, coordenada por uma equipe da Universidade de Melbourne (Austrália), mas contando com 28 especialistas em demência de todo o mundo.

Os pesquisadores identificaram os maiores fatores de risco conhecidos para demência:

  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Pressão alta
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Depressão
  • Perda auditiva
  • Exposição à poluição do ar
  • Falta de exercícios
  • Falta de contato social
  • Traumatismo craniano
  • Nível de educação

Minimizar os 10 primeiros riscos, que são evitáveis, e contar com bons resultados nos dois últimos, pode prevenir ou atrasar até 40% dos casos de demência em todo o mundo.


Nunca é tarde para começar

"As pessoas que têm familiares com demência costumam me perguntar: 'Há algo que eu possa fazer para me impedir de contrair isso?'," contou o Dr. David Ames, um dos autores da análise. "Certamente há algumas coisas que você pode fazer que podem fazer a diferença."

Por exemplo, a revisão constatou que as pessoas podem se proteger parcialmente não fumando, bebendo menos de 21 unidades de álcool por semana, mantendo uma pressão arterial sistólica inferior a 130 mmHg, evitando atividades que poderiam levar a traumatismos cranianos, usando aparelhos auditivos se necessário, comendo uma dieta saudável, praticando exercícios e socializando-se regularmente.

Mesmo as pessoas mais velhas podem retardar ou até mesmo prevenir a demência tomando medidas para melhorar seu estilo de vida, disse Ames: "Nunca é muito cedo e nunca é tarde para pensar em reduzir o risco".


Políticas públicas contra demência

Além de fazer recomendações para as pessoas individualmente, o painel de especialistas pede aos governos que protejam suas populações da demência oferecendo educação primária e secundária para todas as crianças, melhorando a qualidade do ar, promovendo comportamentos saudáveis e desencorajando o fumo e o consumo excessivo de álcool.

Na América Latina, por exemplo, estima-se que 56% dos casos de demência poderiam ser evitados ou adiados com políticas focando os 12 fatores de risco.

No entanto, há um limite para o quanto você pode prevenir a demência com intervenções no estilo de vida, porque o cérebro inevitavelmente começa a se "desligar" na velhice, especialmente em pessoas que vivem acima dos 100 anos, diz Ames.

"Nós nos tornamos muito bons em evitar que as pessoas morram de coisas como diarreia infantil, e isso significa que agora temos uma alta expectativa de vida," disse ele. "Se você ficar por aqui por tempo suficiente, alguma coisa acabará pegando você, e a demência é uma dessas doenças."


Checagem com artigo científico:

Artigo: Dementia prevention, intervention, and care: 2020 report of the Lancet Commission
Autores: Gill Livingston, Jonathan Huntley, Andrew Sommerlad, David Ames, Clive Ballard, Sube Banerjee, Carol Brayne, Alistair Burns, Jiska Cohen-Mansfield, Claudia Cooper, Sergi G Costafreda, Amit Dias, Nick Fox, Laura N Gitlin, Robert Howard, Helen C Kales, Mika Kivimäki, Eric B Larson, Adesola Ogunniyi, Vasiliki Orgeta, Karen Ritchie, Kenneth Rockwood, Elizabeth L Sampson, Quincy Samus, Lon S Schneider, Geir Selbæk, Linda Teri, Naaheed Mukadam
Publicação: The Lancet
DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30367-6


https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=12-coisas-voce-fazer-diminuir-seu-risco-demencia&id=14272

Nenhum comentário:

Postar um comentário