Pesquisar este blog

domingo, 7 de julho de 2013

IOGA e LOMBALGIA



Aulas de ioga uma ou duas vezes por semana aliviam dor lombar e reduzem necessidade de remédios

Exercício também pode tornar a realização das atividades do dia a dia mais fácil


No início, ainda havia muito mistério envolvendo a prática da ioga: o próprio estilo de quem trazia a técnica, os incensos, as músicas, as roupas e a alimentação. Recentemente ela passou a ser vista, por merecimento, como um eficiente exercício. Hoje, um estudo realizado por pesquisadores da Boston University School of Medicine (BUSM) e Boston Medical Center (BMC) confirma esse ponto de vista. 

Eles descobriram que fazer aulas de yoga uma vez por semana ameniza a dor na coluna lombar - a chamada lombalgia - e reduz a necessidade de analgésicos. Os resultados foram os mesmos para quem pratica uma ou duas vezes por semana. 
O estudo foi publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine no dia 2 de julho. 
Participaram do estudo 95 pacientes com dor lombar de intensidade moderada a severa. Eles foram divididos em dois grupos e acompanhados por 12 semanas. Um grupo fez aulas de ioga uma vez por semana e o outro fez aulas duas vezes por semana. Ambos os grupos foram encorajados a praticar as poses e movimentos da ioga em casa. 
Ao final das 12 semanas, ambos os grupos sentiram a mesma melhora significativa da dor acompanhada de uma menor necessidade de analgésicos. Não houve mais benefícios em um ou outro grupo. E mais: a habilidade em realizar as atividades rotineiras também melhorou. 
Segundo os realizadores do estudo, a melhora similar entre os grupos indica que fazer ioga apenas uma vez por semana é mais conveniente e menos custoso. Eles sugerem aos pacientes com lombalgia que façam sessões terapêuticas de ioga uma vez por semana.

Entenda como surgem os desvios posturais e as dores nas costas 
Você anda sentindo dores que não sabe de onde vêm? Não é só a má postura no uso do computador ou ao assistir à televisão que fazem mal para a sua coluna e rendem problemas nas costas. "O corpo é como uma balança, se algo pesa de um lado, os músculos e as articulações sofrem as consequências do outro" afirma o fisioterapeuta Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG. Se a barriga faz com que o corpo tenda para frente, por exemplo, a região lombar se inclina para suportar o peso e até para se sentar você sente dores. Os problemas não param aí e precisam ser olhados com atenção para evitar danos mais graves. Fique atento às principais causas de desvios posturais e agende uma consulta caso você note alguma das alterações no seu corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário