Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2013

MODO "FOODIST" DE COMER: DICAS DE UMA NEUROCIENTISTA

COMA TRÊS VEZES AO DIA
A neurocientista Darya Pino Rose contraria a regra ditada por grande parte dos especialistas em emagrecimento de fazer várias pequenas refeições ao longo do dia. “Comer mais do que três vezes por dia não tem mostrado nenhum benefício e pode ser até pior para você aprender a controlar seu apetite”, afirma no livro  Foodist — Using Real Food and Real Science to Lose Weight Without Dieting. “Coma quando você deve comer, e você não vai precisar de nenhuma refeição extra.”

Tome cuidado com as comidas superestimadas

Iogurte, soja e sucos de fruta são apenas alguns dos itens citados. Não há, no entanto, nada de errado com um iogurte natural. O problema está nos produtos encontrados com mais facilidade nos mercados: eles são uma variação do iogurte, cheios de açúcar e outras substâncias artificiais, como conservantes. O mesmo vale para a soja: é um alimento extremamente saudável, mas também pode ser processado e perder todos os seus benefícios — o óleo hidrogenado de soja é uma importante fonte de gordura trans. Já alguns sucos de fruta podem conter a mesma quantidade de açúcar de uma sobremesa calórica — para produzir 450 mililitros de suco de laranja são necessárias seis laranjas inteiras (cada laranja tem cerca de 50 calorias).

Nunca exagere, nem com os alimentos saudáveis

Em 2010, o periódico New England Journal of Medicine publicou o caso de uma senhora de 88 anos que entrou em estado de coma após comer mais de um quilo de repolho chinês por dia, durantes vários meses. Ela queria controlar o diabetes, mas acabou intoxicada — o legume libera componentes que inibem o funcionamento da tireoide. Mais não significa, necessariamente, melhor. “Nosso corpo lida com micronutrientes de uma maneira não linear”, diz Darya. De acordo com ela, toda comida natural contribui para a saúde com uma mistura única de nutrientes. “Então, em vez de se empanturrar com os dez alimentos que alguém lhe disse para comer, é melhor focar na diversidade da sua alimentação”.  

Mantenha um diário

Pelo menos durante as duas primeiras semanas com a nova alimentação, registre todas as refeições. Ao saber que mais tarde será preciso descrever com detalhes cada refeição feita, a pessoa se força a prestar mais atenção aos alimentos e ao tamanho da porção que escolhe. 

Crie uma rotina de exercícios

Os exercícios físicos são parte importante na perda de peso, mas ninguém deve se condenar por não encontrar tempo, não gostar de ir à academia ou de praticar esportes. Pequenas mudanças, como optar por usar as escadas dos prédios, descer uma estação de metrô ou trem antes da habitual, ou até mesmo andar até a mesa do colega de trabalho quando necessário podem trazer resultados. Com a ajuda de um pedômetro, por exemplo, a pessoa pode se desafiar a dar, pelo menos, 10.000 passos por dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário