O que é hirsutismo?
O hirsutismo é uma condição nas mulheres em que há muito cabelo crescendo em lugares onde normalmente ocorre apenas para os homens.
O cabelo costuma ser escuro e áspero, em vez da penugem fina e clara que cobre a maior parte do corpo.
Cerca de 5% das mulheres nos Estados Unidos têm hirsutismo.
Sintomas de hirsutismo
Com o hirsutismo, cabelo extra crescerá em seu:
- Rosto
- Peito
- Estômago inferior
- Parte interna das coxas
- De volta
Causas e fatores de risco do hirsutismo
As causas comuns de hirsutismo incluem:
- Hormônios. Muitas vezes, a condição está associada a altos níveis de hormônios masculinos (chamados de andrógenos ). É normal que o corpo das mulheres os produza, e níveis baixos não causam o crescimento excessivo do cabelo. Porém, quando essas quantidades são muito altas, podem causar hirsutismo e outras coisas, como acne , voz grave e seios pequenos .
- Síndrome do ovário policístico , que causa a formação de pequenos cistos ou bolsas cheias de líquido nos ovários .
- Síndrome de Cushing , que surge quando você tem níveis elevados dohormôniodo estresse cortisol por longos períodos de tempo.
- Tumores nas glândulas supra-renais (que produzem hormônios como o cortisol) ou nos ovários.
- Medicação . Alguns medicamentos podem alterar os níveis de hormônio em seu sistema, fazendo com que cresçam pelos indesejáveis no rosto ou no corpo. Isso pode acontecer com:
- Drogas que contêm hormônios, como esteróides anabolizantes
- Drogas que estimulam o crescimento do cabelo, como minoxidil ( Rogaine )
- Um medicamento chamado danazol ( Danócrino ) que pode ajudar na endometriose , quando o tecido que reveste o útero cresce fora do útero
Fatores de risco para hirsutismo
Algumas coisas podem tornar o hirsutismo mais provável, incluindo:
- História da família . Algumas doenças que ocorrem em famílias e afetam seus hormônios podem causar hirsutismo.
- Ancestrais. Mulheres de origens mediterrâneas, do Oriente Médio ou do Sul da Ásia têm maior probabilidade de ter pêlos extras.
- Obesidade . O peso extra faz com que seu corpo produza mais hormônios masculinos, o que pode piorar o hirsutismo.
Diagnosticando Hirsutismo
O médico observará o crescimento do seu cabelo e verificará se há outros sinais de hirsutismo, como acne . Eles podem descartar outras condições com testes, incluindo:
- Exames de sangue para verificar seus níveis hormonais
- Ultra - som para observar seus ovários e útero
- Raio-X para examinar suas glândulas supra-renais
Tratamentos para hirsutismo
Se você tiver mais pelos faciais ou corporais do que deseja, há várias maneiras de removê-los.
- Perda de peso . Se você estiver acima do peso e perder peso, seu corpo poderá produzir menos hormônios masculinos.
- Barbear. Você pode remover os pêlos indesejáveis facilmente com um barbeador ou um barbeador elétrico. Você pode precisar se barbear diariamente para evitar o crescimento de restolho. Algumas pessoas ficam com a lâmina de barbear muito frequente, mas um creme calmante pode ajudar.
- Pinçar ou enfiar. Existem diferentes maneiras de arrancar o cabelo pela raiz. Você pode usar uma pinça. Ou você pode contratar alguém para “enfiar” - use uma mecha longa e apertada para enrolar e remover cada cabelo indesejado. Esses métodos podem causar dor e vermelhidão.
- Encerando. Uma maneira rápida de remover muitos pelos indesejáveis pela raiz é com cera derretida. Freqüentemente, você faz isso em um salão. A cera é aplicada na pele e removida rapidamente. Pode causar dor e vermelhidão.
- Cremes. Alguns cremes contêm substâncias químicas fortes chamadas depilatórios. Você aplica o creme e deixa descansar um pouco, e quando enxuga, o cabelo vai junto. Eles podem irritar a pele sensível, então teste um pequeno ponto antes de usar um em uma área grande.
- Eletrólise. Você pode remover o cabelo para sempre com a eletrólise, um serviço que arranca os cabelos pela raiz com uma corrente elétrica. Depois de repetir o processo várias vezes, o cabelo deve parar de crescer nas áreas tratadas.
- Depilação a laser . O calor dos lasers pode remover os pelos, mas você precisa repetir o processo várias vezes e, às vezes, ele volta a crescer. O tratamento é direcionado para a raiz do cabelo, por isso é doloroso e pode danificar a pele.
- Medicamento. Os médicos podem prescrever medicamentos que mudam a maneira como seu corpo deixa o cabelo crescer. Mas quando você para de usá-lo, o cabelo volta a crescer.
- As pílulas anticoncepcionais fazem com que o corpo produza menos hormônios masculinos. Com o uso regular, você deve ter menos pelos no rosto ou corpo.
- Os anti-andrógenos ajudam seu corpo a produzir e usar menos hormônios masculinos.
- Eflornitina ( Vaniqa ) é um creme facial que retarda o crescimento do cabelo onde você o aplica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário