Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

VACINA DA COVID 19 E A AUSTRÁLIA

 

Austrália interrompe o desenvolvimento local da vacina COVID-19 devido a falsos positivos para HIV

Por Paulina Duran

11 de dezembro de 2020

     
  •  SYDNEY (Reuters) - A Austrália interrompeu abruptamente a produção de uma vacina caseira contra COVID-19 depois que testes mostraram que ela poderia interferir no diagnóstico de HIV, disseram os desenvolvedores, com seus fabricantes concordando em produzir doses adicionais de uma vacina rival.

A inoculação que está sendo desenvolvida pela Universidade de Queensland e o fabricante da vacina CSL, um dos quatro candidatos contratados pelo governo australiano, foi interrompida depois que "certos testes de diagnóstico de HIV" retornaram falsos positivos.

Embora não tenham sido observados efeitos adversos graves no ensaio de Fase 1 de 216 participantes, os dados mostraram que os anticorpos que se desenvolveram interferiram com o diagnóstico de HIV e levaram a falsos positivos em alguns testes de HIV, disse CSL.

Dados os resultados, a CSL disse que chegou a uma decisão com o governo australiano de interromper os testes de Fase 2 e Fase 3 da vacina.

"Este resultado destaca o risco de falha associado ao desenvolvimento inicial da vacina e à avaliação rigorosa envolvida na tomada de decisões quanto ao avanço das descobertas", disse Andrew Nash, diretor científico da CSL.

O governo tomou uma decisão final "que a vacina da Universidade de Queensland não será capaz de prosseguir com base no parecer científico e que não fará mais parte do plano de vacinas da Austrália", disse o primeiro-ministro Scott Morrison a repórteres na sexta-feira.

Em vez disso, a CSL produzirá 20 milhões de doses extras de uma vacina desenvolvida pela britânica AstraZeneca Plc, além dos 30 milhões que já está produzindo, enquanto o governo também garantiu mais doses de vacinas Novavax, com quem já tem contratos de fornecimento.

A Austrália também tem um acordo com a Pfizer para 10 milhões de doses de sua vacina COVID-19, com a agência reguladora do país prevista para aprová-la até janeiro de 2021.

Ao todo, a Austrália garantiu 140 milhões de unidades de vacinas para inocular seus 25 milhões de pessoas, uma das maiores proporções de compra de vacinas para a população do mundo, disseram as autoridades.

Morrison disse que o governo não esperava que as quatro vacinas candidatas escolhidas entrassem em produção.

"Se isso tivesse acontecido, teria sido realmente extraordinário", disse ele. "É por isso que distribuímos nosso risco."

A Austrália está a caminho de começar a vacinação em março e espera ter toda a sua população inoculada até o final do ano.

Sua contagem de 28.000 infecções por COVID-19 é muito menor do que muitos outros países desenvolvidos e, até quinta-feira, a Austrália passou quase três semanas sem qualquer transmissão local de COVID-19.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário