Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

JOGOS DA MENTE: XADREZ, GO, MANCALA, DA ONÇA ...

Neste domingo, 26 de dezembro de 2020, JONI SILVA CORREIA, do INSTITUTO PLURAL teve um encontro importantíssimo com o Senhor MARCUS VINICIUS LOBO, presidente da CBXE - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ ESCOLAR, do CEBEM – CENTRO BRASILEIRO DOS ESPORTES DA MENTE e da FPXE – FEDERAÇÃO PARANAENSE DE XADREZ ESCOLAR.


O Sr. Marcus é um batalhador, entusiasta desta área e vem atuando há muitos anos para o desenvolvimento destes jogos da mente em nossa rede escolar.

Acertado, entre estes parceiros, um compromisso de trabalho conjunto, inclusive o importantíssimo que é o de CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES!!

Entendemos que o XADREZ ESCOLAR deverá capitanear o processo, mas jogos outros da mente como, por exemplos, o da  ONÇA, a MANCALA, o GO, a TRILHA, DAMA serão também protagonistas desta necessária, imprescindível AÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA!  

JOGO DA ONÇA


Objetivo do jogo:  a onça capturar cinco cachorros ou os cachorros imobilizarem a onça.

Jogo da Onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de origem indígena brasileiro. Um dos povos indígenas é o bororo. O povo Bororo jogou o GO antes mesmo da colonização portuguesa, antes do contato com não indígenas.

Objetivo do jogo: capturar a maior quantidade de sementes. De origem africana, mais precisamente do Egito. Tem origem na palavra árabe nagaala que significa mover”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário