Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CÂNCER DE PULMÃO e o ALFA-RADIOATIVO POLÔNIO 210 (PO-210)


Resumo

O alfa-radioativo polônio 210 (Po-210) é um dos mais poderosos agentes carcinogênicos presentes na fumaça do tabaco e é responsável pela mudança histológica do padrão de câncer de pulmão de células escamosas para o tipo adenocarcinoma. 
De acordo com vários estudos, as principais fontes de Po-210 são os fertilizantes utilizados no cultivo de folhas de tabaco, os quais são ricos em polifosfatos contendo rádio (Ra-226) e seus produtos de transformação, que geram o Pb-210 e Po-210. As folhas de tabaco acumulam Pb-210 e Po-210 através de seus tricomas e Pb-210 que se transforma em Po-210 ao longo do tempo. 
Com a combustão do cigarro estes agentes tóxicos adquirem radioatividade e o Pb-210 e Po-210, chegando ao aparelho broncopulmonar, especialmente nas bifurcações de brônquios segmentares. Neste lugar, combinado com outros agentes, ele irá  manifestar a sua atividade carcinogênica, especialmente em pacientes com clearance muco-ciliar comprometido. 
Vários estudos têm confirmado que o risco radiológico de Po-210 em um fumante de 20 cigarros por dia durante um ano é equivalente ao decorrente da realização de 300 radiografias de tórax, e que há uma capacidade oncogênica autônoma para causar 4 tipos de câncer de pulmão por 10.000 fumantes. 
Po-210 também pode ser encontrada no tabagismo passivo, uma vez que parte do Po-210 espalha-se no meio ambiente durante a combustão do tabaco. Os fabricantes de tabaco têm tido conhecimento da presença de alfa-radioatividade no fumo do tabaco desde os anos sessenta.
FONTE:  REDE ACT

Artigo original, livre para download: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário