Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MÚSICA e a DOR DE CRIANÇAS

Música pode ajudar a reduzir a dor de crianças

Pesquisa prova que sessões de música ao vivo em hospitais melhoram o bem-estar de pacientes infantis

Cantarolar para bebês ajuda a fazê-los pegar no sono. Mas não é só isso. O hábito pode auxiliar também a diminuir as dores dos pequenos. Essa é a conclusão de um estudo publicado no periódico Psychology of Music. O trabalho buscou analisar os efeitos de sessões de música ao vivo em pacientes infantis internados em hospitais. 
CONHEÇA A PESQUISA


Onde foi divulgada: periódico Psychology of Music

Quem fez: Elena Longhi, Nick Pickett e David J. Hargreaves

Instituição: Hospital Infantil Great Ormond Street, na Grã-Bretanha e outras instituições

Dados de amostragem: 37 crianças de até quatro anos de idade 

Resultado: Os pesquisadores descobriram que música ao vivo pode diminuir a sensação de dor das crianças
Segundo os autores da pesquisa, já se sabia que cantar para um paciente aumenta o seu bem-estar. O motivo dessa conexão, contudo, era desconhecido — os pesquisadores não sabiam se as crianças melhoravam por ouvir a canção ou apenas por receber a atenção de um adulto. Agora, os cientistas descobriram que a música era a responsável pelos benefícios. 
Leia também:

Pesquisa — Os cientistas analisaram 37 pacientes de até quatro anos de idade, todos com problemas cardíacos ou respiratórios. As crianças foram submetidas a três sessões diferentes de 10 minutos cada uma: música, leitura e privação de interação social. No começo e no fim de cada sessão, eram medidas respostas psicológicas como frequência cardíaca, saturação do oxigênio e nível de dor. 
Enquanto a leitura e a privação de interação social não causaram grandes mudanças nas respostas psicológicas das crianças, a sessão de música mostrou-se relacionada a diminuições no nível de dor e na frequência cardíaca dos pacientes. 
Vídeo — A pesquisa coincide com a divulgação de um vídeo no Youtube que mostra uma bebê chorando de emoção ao ouvir sua mãe cantar. O vídeo fez sucesso nas redes sociais brasileiras nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário