Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ENSINO DE MÚSICA VIA WEB

Violonista utiliza a web para o ensino de música
Conteúdo de curso privilegia a improvisação musical para estudantes de graduação

RAQUEL DO CARMO SANTOS
Em busca de uma nova opção para o ensino de música a distância, o violonista Roberto Marcos Gomes de Onófrio deu o primeiro passo para desenvolver uma proposta diferenciada com a utilização da web. Ele projetou um curso totalmente on-line no ambiente Teleduc – recurso destinado à criação, participação e administração de cursos na web, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) –, cujo conteúdo focou a improvisação musical para estudantes de graduação.
Segundo Onófrio, atualmente existem vários sites, vídeos e outros recursos que se utilizam da internet para ensinar a tocar violão. No entanto, nenhuma das alternativas existentes contempla a mensuração do aprendizado do aluno ou avalia se o ensino está sendo efetivo, principalmente em conteúdos para quem já domina o instrumento. “Em qualquer uma das formas, não existe a possibilidade de se fazer uma pergunta ou resolver algum problema em tempo real”, exemplifica.
A ideia, explica Onófrio, é lançar mão de diversos recursos tecnológicos para desenvolver uma nova proposta de ensino que ele chamou de “estar junto virtual” e apostar em um nível maior de interação entre aluno e professor, uma vez que o ensino da música requer uma abordagem diferenciada, por trabalhar com o desenvolvimento das habilidades, diferentemente de um curso de inglês, por exemplo.
“O objetivo é promover a interação de forma mais eficiente, além de abordar de maneira mais abrangente o ensino de técnicas e de conteúdo teórico necessário para um bom aprendizado. Isto porque o ensino de música reserva desafios de se transpor em um cenário virtual”, esclarece.
A experiência desenvolvida no Teleduc será a base da pesquisa a ser desenvolvida por Roberto Onófrio no doutorado. A expectativa é colocar em funcionamento o curso de música on-line para estudantes de graduação e realizar os testes necessários para validação da proposta. No mestrado, apresentado recentemente no Instituto de Artes (IA), sob orientação do professor José Eduardo Paiva, o violonista reuniu um volume significativo de informações sobre o ensino da música a distância, elencando todos os elementos envolvidos nesta modalidade de aprendizado, abordagens pedagógicas, tipos de mídia e de interação. “Trata-se de uma revisão de tudo o que existe sobre o assunto e a conceituação de ensino a distância (EAD)”, define. A pesquisa de mestrado, intitulada “A web como interface no ensino musical”, traz ainda um levantamento bibliográfico sobre o ensino de música e o seu aprendizado através da internet.
Das categorias de ensino existentes atualmente, Roberto Onófrio destaca a aprendizagem programa, chamada por alguns autores de broadcast. O conteúdo é disponibilizado de forma sequencial e impessoal, sendo proposto para todos os alunos, independentemente do conhecimento musical. Na opinião de Gomes, essa forma de aprendizado é pouco eficiente, pois não há interação, e não há como mensurar o quanto o aluno aprendeu. A segunda categoria é a virtualização da sala de aula. As aulas são passadas no mesmo formato e com os mesmos conteúdos das aulas presenciais, havendo apenas a mudança do ambiente físico para o virtual.
As primeiras experiências de Roberto Gomes utilizando a web como forma de interação entre músicos ocorreram no final da década de 1990, mais precisamente em 1996. Naquela época, ele mantinha um contato com os alunos via programas de mensagens, utilizava softwares musicais e, ao longo dos anos, não parou mais de se envolver com o ensino de música e web. Atualmente ele mantém um site com várias informações do cenário musical voltado para os amantes do instrumento. Daí o interesse em desenvolver uma ferramenta capaz de alcançar os interessados que não teriam condições de participar de uma aula presencial.
...............................................................
■ Publicação
Dissertação: “A web como interface no ensino musical”
Autor: Roberto Gomes
Orientador: José Eduardo Paiva
Unidade: Instituto de Artes (IA)
(Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2011/ju512_pag8a.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário