Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

MORCEGO DOADOR DE SANGUE

                                    Foto: João Oliveira/Mastozoologia do Museu Nacional (UFRJ)

Você sabia que o morcego doa sangue para salvar a vida de outro morcego? Eles têm fama de sugadores de sangue, mas também podem fazer o papel de doadores.
Apesar da associação com vampiros, nem todo morcego é sugador de sangue. Acredite você, dentre as mais de mil espécies de morcegos conhecidas, apenas três são hematófagas, isto é, se alimentam de sangue. E mais: justamente os hematófagos fazem o papel de doadores!
Quer saber por que um morcego pode precisar de doação de sangue? Porque esses animais podem perder até um quarto de seu peso corporal se ficarem apenas duas noites sem alimento. O emagrecimento faz a temperatura do corpo do animal baixar e, com isso, ele pode morrer.
As chances de um morcego, em uma situação frágil dessas, sobreviver aumentam se outro morcego regurgitar, quer dizer, colocar para fora pela boca o sangue que estava em seu estômago. Eis a doação de que estamos falando, uma ação movida pelo instinto de sobrevivência, sem agulhas!
Essa doação de sangue, fique sabendo, não é feita ao acaso: os morcegos escolhem dentro da colônia para quem querem dar o sangue e, em geral, preferem dividi-lo com parentes. As mamães são as maiores doadoras – cerca de dois terços das regurgitações de sangue são feitas entre mães e filhotes.
Viu só?! Até mesmo na sociedade dos morcegos, doar sangue é um gesto valioso para salvar a vida de semelhantes que precisam de ajuda. Converse sobre isso com os adultos da sua família!
Revista CHC - Edição 228 Por: Leila Maria Pêssoa, Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário