Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VENENO MATUTINO

Cigarro é ruim a qualquer hora do dia, mas pela manhã, logo depois de acordar, representa um perigo ainda maior. Pessoas que costumam ingerir fumaça de cigarro logo cedo têm mais risco de desenvolver câncer de pulmão, cabeça e pescoço.
O risco foi apontado através de dois novos estudos, publicados na revista Câncer, da Sociedade Americana de Câncer. O hábito de fumar aumenta as chances de um indivíduo ter a doença, mas como não são todos os fumantes que a contraem, os pesquisadores estudaram se a dependência de nicotina caracterizada pelo horário que o primeiro cigarro é consumido afeta o risco de desenvolver tumores nesses órgãos do corpo, independente da frequência e duração do ato de fumar.
A análise realizada no câncer de pulmão incluiu 4775 casos da doença e 2835 casos de controle, todos fumantes regulares. Comparados com indivíduos que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, os que fumaram em 31 a 60 minutos depois de levantar eram 1,31 vezes mais propensos a desenvolver um tumor no pulmão, e os que fumaram em até 30 minutos após acordar tinham 1,79 vezes mais chances de sofrer da doença.
Já a análise realizada no câncer de cabeça e pescoço incluiu 1055 casos da doença e 795 casos de controle, todos com um histórico de fumante.
Comparados com pessoas que fumaram mais de 60 minutos depois de acordar, as que consumiram o primeiro cigarro em 31 a 60 minutos depois de saírem da cama eram 1,42 vezes mais propensos a desenvolver câncer de cabeça e pescoço, e os que fumaram em 30 minutos tinham 1,59 vezes mais chances de apresentar algum tumor nessas regiões. 
(FONTE: Bemstar - http://www.abead.com.br/midia/exibMidia/?midia=8346)

Nenhum comentário:

Postar um comentário