Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CARBOIDRATOS, MICROBIOMA e SAÚDE


O tema carboidratos sempre sugere uma controvertida discussão, pela sua importância para a saúde humana. Para estimular este debate, o ILSI Brasil promove, nos dias 01 e 02 de dezembro, em São Paulo, o Workshop Internacional “Carboidratos, Microbioma e Saúde”, que marca o 11° evento da série sobre Alimentos com Alegações de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde.
O objetivo é apresentar o conhecimento consolidado e os avanços científicos obtidos em pesquisas recentes sobre a relação entre carboidratos e saúde. “O evento visa identificar necessidades de pesquisas e discutir diretrizes, tendo em vista a complexidade que existe hoje nas relações entre carboidratos e a microbiota intestinal e suas consequências no metabolismo e no sistema nervoso central”, detalha o Prof. Franco Lajolo, da Universidade de São Paulo, membro da diretoria do ILSI e Coordenador Científico do evento.
A programação cobrirá áreas-chaves, que serão apresentadas e discutidas por convidados brasileiros e internacionais da Suíça, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. O simpósio de abertura terá como foco as Fibras Alimentares. A proposta é traçar um panorama atual, a partir do texto elaborado nas discussões do 9º Vahouny Fiber Symposium, ocorrido nos EUA, além de uma análise dos efeitos fisiológicos e as recomendações para as diferentes faixas etárias. Ainda pela manhã, os debates serão sobre Índice e resposta glicêmica e seus impactos para saúde.
Para o Prof. Lajolo, a relação da ingestão de fibra com a saúde é conhecida e seus benefícios parecem ser ampliados em dietas com baixo índice glicêmico. Porém, não são todas as fibras que têm o mesmo efeito. Por isso, muitas questões devem nortear esta discussão. Os biomarcadores, carboidratos e saciedade, aspectos cognitivos e humor serão foco do terceiro simpósio, que se encerra com uma polêmica discussão sobre os efeitos da frutose na saúde.
O segundo dia é dedicado a uma ampla abordagem sobre Microbiota Intestinal e sua relação com hábitos alimentares, sistema nervoso central e obesidade. “Os carboidratos, principalmente os complexos, além de fornecerem energia, têm múltiplas ações na fisiologia intestinal, na função imunológica, na manutenção da glicemia e colesterolemia, na microbiota intestinal, no fornecimento de substâncias que atuam no metabolismo intestinal e hepático e são determinantes na construção do microbioma intestinal. Daí a importância deste enfoque no evento”, comenta o Prof. Lajolo.
ILSI BRASIL - O ILSI Brasil foi fundado em 1990 e é uma das seções regionais do International Life Sciences Institute. Constitui-se num fórum permanente de discussão e atualização de conhecimentos na área técnico-científica, unindo esforços de cientistas do meio acadêmico, do governo e das indústrias. Atualmente conta com 34 empresas associadas, entre elas os principais players do mercado do setor alimentício, e atua através de comitês científicos e forças-tarefas. Sua performance contribui para o melhor entendimento de temas ligados à Nutrição, Segurança Alimentar, Toxicologia, Meio Ambiente e Avaliação de Risco.
SERVIÇO
Workshop Internacional “Carboidratos, Microbioma e Saúde”
Data – 01 e 02 de dezembro
Local - Hotel Intercontinental - Alameda Santos, 1123 – Jardins / SP
Informações e programa - www.ilsi.org.br/funcional
Inscrições - funcional@ilsi.org.br ou pelo tel. 11- 3035.5585
Informações para Imprensa
edna vairoletti - 26_f_cell(11) 8531-0066
42_e_lettervairoletti@ndata.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário