Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIABETES: resistência insulínica e disfunção erétil

Resistência à insulina gera disfunção erétil em obesos, aponta dissertação. Estudo revela ainda que tratamento com a substância metformina restaura a sensibilidade


Que a obesidade desencadeia vários fatores de risco que, juntos, podem causar a disfunção erétil – doença que atinge boa parte da população masculina, principalmente em idades mais avançadas – já é consenso nos estudos sobre o assunto. O que a pesquisa de mestrado conduzida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) pelo farmacêutico Fábio Henrique da Silva apontou é que apenas um dos fatores, a resistência à insulina associada à obesidade, pode ocasionar a impotência sexual. O estudo feito com camundongos obesos tratados com dieta hiperlipídica no Laboratório de Inflamação e Cardiovascular, do Departamento de Farmacologia, revelou ainda que o tratamento com a substância metformina restaura a sensibilidade à insulina nestes animais e, consequentemente, as alterações na função.
A obesidade, explica Silva, é considerada um importante fator de risco para o surgimento não só de resistência à insulina, como também de dislipidemia ou aumento de colesterol, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e hipogonadismo (redução dos níveis testosterona). Todos esses são fatores de risco podem atuar de maneira sinérgica nas alterações da função erétil. Neste sentido, o estudo conduzido pelo farmacêutico sob orientação do professor Edson Antunes investigou, justamente, o papel da resistência à insulina associada à obesidade na fisiopatologia da impotência sexual.
“É bom salientar que a obesidade, principalmente a abdominal, contribui para o desenvolvimento de resistência à insulina, altamente prevalente em homens com disfunção erétil e fortemente associada a alterações na via intracelular de sinalização do óxido nítrico. Por isso, decidimos investigar as alterações fisiopatológicas no corpo dos camundongos”, ressalta Silva. Em geral, a disfunção sexual de ordem física tem como causa a baixa produção do hormônio testosterona. Pode ocorrer também em função de doenças como diabetes e alcoolismo, além de ser provocada pela ingestão de determinados medicamentos. No caso da resistência à insulina associada à obesidade, fator até então desconhecido, a hipótese de Fábio Silva é que o quadro pode prejudicar a função erétil por reduzir a biodisponibilidade de óxido nítrico. Esse é o principal neurotransmissor de um sistema de sinalização intracelular, que atua promovendo relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso e, consequentemente, a ereção peniana.
“O mais incrível foi que o tratamento com o sensibilizador de insulina, metformina, restaurou a função nos camundongos. Como o peso deles se manteve o mesmo durante todo o estudo, podemos sugerir que a resistência à insulina é importante para o desenvolvimento da disfunção erétil, e não apenas o estado de obesidade sozinho”.
Para chegar aos resultados, num primeiro momento os camundongos foram tratados com dieta hiperlipídica por 10 semanas. Após esse período, os camundongos apresentaram aumento do peso corporal, dos níveis séricos de colesterol total e LDL, além do quadro de resistência à insulina. Os pesquisadores também avaliaram o relaxamento do tecido erétil in vitro e mediram a pressão intracavernosa – aquela que ocorre durante a ereção – dos camundongos in vivo.
Foi nesta etapa que os resultados revelaram a resistência à insulina associada à obesidade como causa das alterações na via óxido nítrico/GMPc, ocasionando a disfunção erétil. Na segunda etapa, os animais receberam tratamento com o sensibilizador de insulina, metformina, por 14 dias. “O tratamento com metformina reverteu o quadro. Daí as conclusões do estudo”.
...............................................................
■ Publicações
Artigo: Toque HA, Silva FH, Calixto MC, Lintomen L, Schenka AA, Saad MJ, Zanesco A, Antunes E. High-fat diet associated with obesity induces impairment of mouse corpus cavernosum responses. BJU Int. 2011 May;107(10):1628-34.
Dissertação: “Caracterização da disfunção erétil em camundongos obesos tratados com dieta hiperlipídica”
Autor: Fábio Henrique da Silva
Orientador: Edson Antunes
Unidade: Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
Financiamento: Capes
(Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2011/ju512_pag8.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário