Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOTEBOOK NO COLO DO HOMEM

Usar o notebook no colo afeta fertilidade de espermatozoides, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
  • Os espermas que ficaram expostos ao aparelho mostraram danos no DNA Os espermas que ficaram expostos ao aparelho mostraram danos no DNA
Homens que ficam muito tempo com notebook no colo conectados na internet via Wi-Fi podem ter problemas de fertilidade. É o que aponta estudo publicado na revista acadêmica Fertility e Sterility.
Pesquisadores argentinos coletaram sêmen de 29 homens saudáveis e parte deles foram armazenados embaixo de um notebook conectado via Wi-Fi para simular como se o aparelho estivesse no colo do homem, enquanto outra parte foi armazenada na mesma temperatura, mas longe do computador.
Depois de quatro horas, os espermas coletados mostraram menos movimento do que as outras amostras que foram guardadas longe do notebook. Além disso, 9% dos espermas que ficaram expostos ao aparelho mostraram danos no DNA, o que representa que esses pacientes têm três vezes mais riscos de ter algum problema de fertilidade.
De acordo com os pesquisadores do estudo, o uso do aparelho próximo ao órgão reprodutor masculino diminuiu a qualidade do esperma do homem. Mas eles reconhecem que não há comprovação ainda se isso ocorre devido ao notebook estar conectado via Wi-Fi ou por outra condição.
Outros cientistas, no entanto, não consideram a pesquisa válida. Allan Pacey, especialista em fertilidade da Universidade de Sheffield, afirmou à BBC que os espermas já ejaculados são mais sensíveis a outros fatores do que os que estão no corpo e contam com a proteção de células, tecidos e fluídos.
"É preciso um estudo epidemiológico para descobrir se de fato um espermatozoide que está dentro do corpo de um homem pode se tornar menos fértil pelo contato com o notebook conectado via Wi-Fi", completa Pacey.
(Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/11/30/usa-o-notebook-no-colo-afeta-fertilidade-de-espermatozoides-diz-estudo.jhtm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário