Um estudo recém-publicado na edição deste mês da revista Diabetes Care mostrou que muitos diabéticos já apresentam complicações no momento do diagnóstico. Uma análise feita com mais de 500 pessoas revelou que 7,8% dos diabéticos recém-diagnosticados já apresentavam polineuropatia, uma complicação que pode levar a pessoa a ter fortes dores, amortecimento e até amputação dos pés.
Também, 9,4% dos diabéticos apresentavam retinopatia, uma complicação que pode levar à cegueira. A incidência de doença nos rins também foi alta nesse grupo de pessoas com diabetes recém-descoberta.
O grande problema que observamos na atualidade é que essas complicações são muitas vezes silenciosas, dando uma falsa sensação ao indivíduo de que ele está saudável e não precisa de cuidados médicos. No momento em que os sintomas aparecem, geralmente após muitos anos, as complicações da polineuropatia, da retinopatia e da nefropatia podem ser irreversíveis.
Por isso, aconselha-se que todo o diabético, mesmo que não apresente sintomas, faça acompanhamento perioódico com um médico que examine os seus pés, pergunte sobre os seus sintomas e peça exames para ver a função dos rins e a condição dos olhos.
Fonte: Dr. André Vianna - http://www.andrevianna.med.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário