Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

ORGASMO FEMININO e ATIVIDADES FÍSICAS NÃO-SEXUAIS

COREGASM
O primeiro estudo científico já feito sobre o assunto confirma indícios de que os exercícios físicos - sem sexo e sem fantasias sexuais - podem levar ao orgasmo feminino.
Existem diversos relatos de um fenômeno conhecido em inglês como coregasm - algo como orgasmo central - por causa de sua associação com exercícios para os músculos abdominais.
Mas Debby Herbenick e seu colega Dennis Fortenberry, da Universidade de Indiana (EUA) parecem ter sido os primeiros cientistas a se debruçarem sobre o assunto.
Os resultados do estudo acabam de ser publicados na revista Sexual and Relationship Therapy.
Exercícios que induzem orgasmo feminino
"Os exercícios mais comumente associados com o orgasmo induzido por exercícios foram exercícios abdominais, escalar postes ou cordas, ciclismo/spinning e musculação", relata Herbenick.
"Estes dados são interessantes porque sugerem que o orgasmo não é necessariamente um evento sexual, e eles também podem nos ensinar mais sobre os processos corporais subjacentes às experiências femininas do orgasmo."
Os resultados são baseados em pesquisas realizadas com 124 mulheres que relataram ter experimentado orgasmos induzidos por exercícios (OIE) e 246 mulheres que experimentaram prazer sexual induzido por exercícios (PSIE).
As mulheres tinham idades entre 18 a 63 anos. A maioria estava em um relacionamento ou era casada, e cerca de 69% se identificou como heterossexual.
Os cientistas destacam que, apesar de ainda não ter sido estudado, o fenômeno não parece ser raro, porque levou apenas uma semana para conseguir as 370 voluntárias.
Experiências de orgasmo induzido por exercícios
Aqui estão as principais conclusões do estudo sobre prazer sexual e orgasmo feminino induzidos por exercícios físicos não-sexuais.
  • Cerca de 40% das mulheres que experimentaram OIE e PSIE passaram por isso em mais de 10 ocasiões.
  • A maioria das mulheres no grupo OIE (orgasmo induzido por exercícios) relatou sentir algum grau de autoconsciência quando se exercitando em locais públicos, enquanto 20% relataram não conseguir controlar sua experiência.
  • A maioria das mulheres que relataram OIE afirmaram que, durante as ocorrências, não estavam fantasiando sexualmente ou pensando em alguém por quem estivessem se sentindo atraídas.
  • Diversos tipos de exercícios físicos foram associados com OIE e PSIE. Do grupo OIE (orgasmo), 51,4% relataram ter um orgasmo em conexão com exercícios abdominais nos últimos 90 dias. Outras relataram ter orgasmo em conexão com exercícios como levantamento de peso (26,5%), ioga (20%), ciclismo (15,8), corrida (13,2%) e caminhadas (9,6%).
  • Nas respostas abertas, os exercícios abdominais foram particularmente associados com a chamada "cadeira do capitão", que consiste de um rack com descansa-braços e costas acolchoadas que permitem que as pernas pendam livremente. O objetivo é levantar repetidamente os joelhos até o peito ou fazer um ângulo de 90 graus com o corpo.

Gatilhos desconhecidos
Herbenick afirma que os mecanismos que expliquem os orgasmos induzidos por exercícios e o prazer sexual induzido por exercícios permanecem obscuros mas que, em futuras pesquisas, eles esperam aprender mais sobre os gatilhos para ambos.
Ela também afirmou que as conclusões do estudo podem ajudar as mulheres que experimentam os dois tipos de prazer sentirem-se mais normais acerca de suas experiências.
A pesquisadora alerta que não se sabe ainda se tais exercícios podem melhorar as experiências sexuais das mulheres.
FONTE: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=orgasmo-feminino-induzido-por-exercicios-fisicos&id=7557&nl=nlds

Nenhum comentário:

Postar um comentário