Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

CAFEÍNA ENGANADORA!

O que separa um bom trabalhador de alguém que faz apenas o necessário? Uma nova pesquisa sugere diferentes formas de enxergar a questão: os trabalhadores “duros” pensam mais na recompensa, enquanto os “folgados” focam mais no esforço necessário, por exemplo.
Mas, a pesquisa, conduzida em ratos, também revela algo inédito: estimulantes, como anfetaminas, mudam essa visão. “Quando tomam estimulantes, os trabalhadores duros acabam escolhendo menos caminhos difíceis, enquanto os folgados escolhem mais”, afirma o pesquisador Jay Hosking.
A cafeína também transforma os trabalhadores duros em lentos, mas se você é um pouco folgado, não vá se animando: ela não tornou os ratos preguiçosos em superestrelas produtivas.
Ratos preguiçosos
Hosking e colegas treinaram e testaram a motivação de 20 ratos. “Assim como humanos, entre os ratos existem os super preguiçosos e os super trabalhadores, em matéria de atividades”, afirma Hosking.
Mas quando os ratos receberam estimulantes, como a cafeína, a situação se inverteu. Os trabalhadores viraram “vagabundos”. E ainda mais, com a cafeína, os ratos folgados também não trabalharam muito mais. Seria com certeza a pior empresa do mundo.
“A boa notícia é que a cafeína não torna os ratos preguiçosos ainda mais preguiçosos, mas definitivamente tira a vontade de trabalhar”, comenta Hosking.
Porque a diferença entre os dois estimulantes? “Ambos acabam estimulando, mas possuem efeitos cerebrais distintos”, afirma.
E você que pensava que a cafeína fazia você trabalhar mais…[LiveScience]

Um comentário: