Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

CALOR, FUTEBOL e a "CERVEJINHA"

O calor está aí e muitos organizam as peladas de final de dia e em seguida a cervejinha com os amigos para jogar conversa fora. Sem dúvida este comportamento tem um papel lúdico e social muito importante. Porém o consumo de cerveja logo após uma atividade física não é recomendado. Os fatores que não recomendam este comportamento estão relacionados à reposição hídrica fundamental após uma atividade física.

A celebração com os amigos tomando uma cerveja após o certame faz com que nosso organismo seja obrigado a perder mais água do que já havia feito durante o jogo. Isto porque o álcool contido na cerveja estimula a atividade renal a eliminar água através do aumento de hormônios que controlam o funcionamento destes órgãos.

Quando então você joga futebol, 70% da energia gasta no jogo resulta em produção de calor. Somente 30% representa a energia gasta com a contração muscular. Para manter a temperatura constante nosso organismo perde água pela sudorese. Ao final da partida então o corpo apresenta menor quantidade de água que no início do futebol. Se então você adicionar qualquer bebida alcoólica (a cerveja inclusive) irá perde mais água ainda. O resultado desta história pode ser um mal estar transitório até uma complicação mais grave por alteração da funcionalidade do sistema cardiovascular.
Por isso lembre-se, a atividade física próxima do consumo de bebida alcoólica não é recomendada e ao contrário do que algumas pessoas acreditam o suor não ajudará a eliminar o álcool pelo contrário pode aumentar sua toxicidade.
Para hidratar após o esforço o melhor então é água.
Referência:
PEREIRA-LANCHA, L.O. ; MARQUEZI, M. L. ; LANCHA JR, Antonio Herbert . Reposição Hidrica. In: Lancha jr, AH; Pereira-Lancha, LO. (Org.). Nutrição e Metabolismo Aplicados à atividade Motora. 2 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2012, v. , p. 131-154.

Por Luciana O. P. Lancha às 10h11 - http://biomenu.zip.net/arch2012-03-04_2012-03-10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário