Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AH! SE A MODA PEGA! PRAIA TURÍSTICA FRANCESA "SEM TABACO"

 Foto:http://www.mustofbuzz.com/

Nice tem a primeira praia com o título "sem tabaco" da França

DA EFE
A cidade francesa de Nice transformará uma de suas emblemáticas praias em um espaço sem fumaça, e multará com até 38 euros quem acender um cigarro.
Esta é a primeira grande cidade da França a adotar a medida, uma iniciativa lançada pela Liga Nacional Contra o Câncer (LNCC), que pretende promover o título de "praia sem tabaco" no litoral de todo o país.
"Nice é a primeira grande cidade que propõe à liga a abertura a partir de 2012 de uma grande praia sem tabaco", destacou o presidente da associação, Gilbert Lenoir, após assinar o acordo com o prefeito de Nice, Christian Estrosi, informou nesta terça-feira o jornal "Nice Matin".
O lugar eleito para iniciar a simbólica iniciativa é a Plage du Centenaire, uma pequena parte dos mais de dois quilômetros do Passeio dos Ingleses.
"Quando Nova York decidiu fazer uma central sem tabaco, teve uma repercussão internacional e criou uma dinâmica na América do Norte", acrescentou o presidente da LNCC, que tem a intenção de "iniciar esse mesmo círculo virtuoso e sistematizar os espaços públicos sem tabaco por todas as partes da França",
O prefeito de Nice se disse "muito orgulhoso" que essa "vila emblemática para o turismo" tenha se transformado na primeira praia da França rotulada como espaço sem cigarro.
A proibição de fumar nessa praia de Nice começará a ser aplicada a partir da próxima temporada, afirmou.
Entretanto, a Plage du Centenaire não é a primeira a experimentar a ideia de não permitir que os banhistas fumem enquanto se expõem ao sol na França, onde o fumo é proibido nos espaços públicos fechados desde 2006.
Já em 2011, a localidade de Ciotat, também no sudeste da França e mais próxima de Marselha, lançou a mesma iniciativa, embora sem o rótulo concedido pela Liga Nacional contra o Câncer.
O gesto de Nice, representativo por se tratar de uma cidade emblemática, segue a atitude tomada por Nova York há um ano. Com menos renome, a praia de L'Escala de Girona (Espanha) desde 2006 dispõe de uma zona livre de fumaças, mas não multa os infratores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário