Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CONSUMO DE ÁLCOOL e CÂNCER COLORRETAL

Pessoas com história familiar de câncer colorretal podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos do consumo de álcool. Estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência de câncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar da doença.
Os estudos prospectivos Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-Up Study tiveram a participação de mulheres e homens, respectivamente. O consumo de álcool foi avaliado durante um acompanhamento de 26 anos, em 87.861 mulheres, e de 20 anos, em 47.290 homens. Foram documentados 1.801 casos de câncer de cólon (1.094 mulheres e 707 homens) durante o período.
O maior consumo de álcool foi associado a um risco elevado de câncer de cólon, embora a associação tenha sido significativa apenas naqueles que consumiam 30 gramas ou mais de álcool ao dia. A associação entre o consumo de álcool e o câncer de cólon difere de acordo com a história familiar de câncer colorretal. Os indivíduos que consomem 30 gramas ou mais de álcool ao dia e que têm história familiar para o câncer colorretal têm maior risco relativo de desenvolver o tumor.
Concluiu-se que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência do câncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar de câncer colorretal.
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, volume 95 de fevereiro de 2012
NEWS.MED.BR, 2012. Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário