Pessoas com história familiar de câncer colorretal podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos do consumo de álcool. Estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência de câncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar da doença.
Os estudos prospectivos Nurses’ Health Study e Health Professionals Follow-Up Study tiveram a participação de mulheres e homens, respectivamente. O consumo de álcool foi avaliado durante um acompanhamento de 26 anos, em 87.861 mulheres, e de 20 anos, em 47.290 homens. Foram documentados 1.801 casos de câncer de cólon (1.094 mulheres e 707 homens) durante o período.
O maior consumo de álcool foi associado a um risco elevado de câncer de cólon, embora a associação tenha sido significativa apenas naqueles que consumiam 30 gramas ou mais de álcool ao dia. A associação entre o consumo de álcool e o câncer de cólon difere de acordo com a história familiar de câncer colorretal. Os indivíduos que consomem 30 gramas ou mais de álcool ao dia e que têm história familiar para o câncer colorretal têm maior risco relativo de desenvolver o tumor.
Concluiu-se que a redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência do câncer de cólon, especialmente entre aqueles com história familiar de câncer colorretal.
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, volume 95 de fevereiro de 2012
NEWS.MED.BR, 2012. Reduzir o consumo de álcool pode diminuir risco de câncer de cólon, principalmente em pessoas com história familiar de câncer colorretal. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário