Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SANDUÍCHE SAUDÁVEL

Sanduíche saudável deve conter carboidrato, proteína e vegetais. Alimento é prático, gostoso e pode até substituir uma refeição.

Frango, atum, peru, salmão e sardinha são carnes com gordura boa.

Do G1, em São Paulo

A invenção do sanduíche remete a várias histórias antigas, como a de um lorde inglês chamado Sandwich que adorava jogar baralho e não largava o hobby nem para comer. Para não sujar as cartas, ele pegava um pedaço de carne com duas fatias de pão.
Nascia aí o sanduíche, que hoje se popularizou sob a forma de fast food, principalmente nas versões de hambúrguer e cachorro-quente.

Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Cynthia Antonaccio, o sanduíche é prático, gostoso, portátil e pode até substituir uma refeição, desde que contenha os três alimentos essenciais: carboidrato, proteína e vegetais.
O cálculo das porções do seu sanduíche ou prato pode ser feito com a mão. A palma, sem os dedos, é o valor recomendado de proteína. O punho fechado corresponde à quantidade de carboidratos e a mão toda aberta é a quantia indicada de vegetais.
Os especialistas destacaram que o sanduíche deve ser colorido, da mesma forma que a comida. Variar as cores garante uma maior ingestão de substâncias, com poderes nutricionais diferentes, sempre buscando uma dieta mais completa em vitaminas e minerais.
Vegetais roxos, por exemplo, são ricos em antocianinas. É o caso da berinjela, do repolho roxo, da alface roxa, da cebola roxa e da beterraba. Já as carnes com gordura boa são frango, atum, peru, salmão e sardinha.
No caso do pão, prefira o integral, que contém mais fibras e ajuda no funcionamento do intestino.
(Fonte:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/sanduiche-saudavel-deve-conter-carboidrato-proteina-e-vegetais.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário