Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DIABETES e o BISFENOL-A (BPA)

Um novo estudo da Espanha afirmou que um composto presente em muitos plásticos e em revestimentos de latas de comida está ligado a um aumento no risco de desenvolver diabetes tipo 2. Verificou-se que mesmo pequenas quantidades de um composto poluente chamado bisfenol-A (BPA) pode alterar os níveis de secreção de insulina.
O estudo, que foi publicado na revista PLoS ONE, mostrou que o BPA é tão potencialmente poderoso como o estrogênio natural, por ser responsável pela liberação de insulina, e age para estimular a liberação de insulina por uma proteína chamada receptor de estrogênio beta (ER-beta).
Quando os cientistas testaram ratos que não foram capazes de produzir ER-beta, o efeito de aumentar a libertação de insulina não ocorreu, o que significa que a proteína é crucial para a alteração na secreção de insulina provocada pelo BPA. Consequentemente, alegaram que a exposição ao BPA aumenta o risco de desenvolver resistência à insulina em animais, fator importante porque se pensa que diabéticos tipo 2 tem altos níveis de BPA em sua urina.
O pesquisador- líder Angel Nadal, da Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha, comentou: "Se isso acontece em pessoas com predisposição genética para a diabetes, a indução a esta doença vai ser acelerada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário