Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AREIA DE PRAIA: RISCO PARA TODOS

Pensou que estaria seguro na praia longe do mar e seus perigos, como águas-vivas ou poluição? Mas a areia também não é tão segura assim: ela pode deixá-lo mais propenso a ficar doente. De acordo com um novo relatório, a areia da praia pode ter níveis mais perigosos de bactérias que induzem doenças do que o oceano. Pesquisadores advertem que mesmo as pessoas que são muito cautelosas antes de encostar um único dedo no mar podem ser expostas a níveis perigosos de poluição fecal microbiana.
Não precisa ficar apavorado, mas esses castelos de areia que você fez recentemente na areia não são castelos muito saudáveis – principalmente se a praia que você visita é perto de esgotos ou estação de tratamento de resíduos. Em um estudo feito nos EUA, praias a menos de dois quilômetros desses locais tiveram água coletada com diversos indicadores de contaminação fecal, com vários tipos de bactérias prejudiciais para a saúde.
Pesquisadores americanos questionaram banhistas e descobriram que aqueles que cavaram ou foram enterrados na areia da praia apresentaram mais sintomas de doenças gastrointestinais, como diarréia, vômitos, náuseas e dor de estômago – tudo isso associado à exposição a bactérias fecais. [TreeHugger]

Nenhum comentário:

Postar um comentário