Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PRÓTESE DE MAMONA

Dr. Luís Henrique Garcia Lopes: prótese de mamona garante integração perfeita aos ossos.
Jovem - 22 anos -, prestes a concluir a faculdade de Direito e com planos de se casar. Esta era a realidade de Vinicius Gimenez Rosa em novembro do ano passado, quando sofreu traumatismo crânioencefálico grave muito próximo de levá-lo à morte cerebral. O diagnóstico demandou procedimentos cirúrgicos delicados. Foi então que o avanço da neurocirurgia contribuiu para uma recuperação quase milagrosa. O jovem passou por uma craniectomia descompressiva e foi o primeiro paciente de Londrina a receber uma prótese com material derivado da mamona.

A craniectomia descompressiva é uma cirurgia comum, porém, realizada somente em casos de extrema gravidade quando os médicos precisam cortar parte da calota craniana para aliviar o aumento da pressão.
Desenvolvida no Brasil, a síntese do material garante uma integração perfeita ao osso do paciente, além de moldar esteticamente melhor que as próteses comuns. Hoje, quase três meses depois do acidente e há 30 dias da fixação do material em seu crânio, Rosa celebra não só a recuperação, mas a vida que poderá desfrutar daqui para a frente sem nenhuma sequela grave.
O neurocirurgião do Hospital do Coração de Londrina, Luiz Henrique Garcia Lopes, responsável pelos procedimentos, explica que a craniectomia descompressiva é uma cirurgia comum, porém, realizada somente em casos de extrema gravidade quando os médicos precisam cortar parte da calota craniana para aliviar o aumento da pressão do cérebro.
No caso de Rosa, também foi preciso drenar um hematoma devido ao impacto do ferimento quando foi atingido por um pedaço de reboco que se desprendeu do teto da faculdade onde ele estudava, em Rolândia.
A novidade está no tipo da prótese utilizada para reconstruir o crânio e a maneira como ela foi produzida. ''Existem vários tipos de materiais, mas eles não se integram ao osso. Se você abrir a cabeça da pessoa 50 anos depois da cirurgia, aquele material vai estar no mesmo local fixado, mas não vai estar integrado.
Esse material que usamos é uma prótese feita de um produto derivado da mamona, uma tecnologia totalmente brasileira que até recebeu a certificação do Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, comprovando que é um material excelente. Além dele se integrar totalmente aos ossos do paciente, o tipo do material é semelhante ao osso, apresenta bioatividade, ou seja, permite a formação óssea com o passar do tempo'', diz.
Leia mais na matéria da repórter Fernanda Borges-Redação FolhaWeb
Fotos: Olga Leiria

3 comentários:

  1. OI BOA NOITE, EU ME CHAMO VANICLEITON TEM 24 ANOS DESDE OS 11 ANOS TENHO ARTRITE REUMATOIDE JUVENIL E OSTEOPOROSE POR CONTA DISTE AS ARTICULAÇÕES COMO POR EXEMPLO DO FEMU FORÃO DESGASTANDO, HOJE TENHO EROSÕES NOIS DOIS QUADRIS , EU GOSTARIA DE SABER SE A PROTESE DE MAMONA ADJUDARIA???SE JA EXISTE UM ESTUDO NESSA AREA ESPESIFICA..

    ResponderExcluir
  2. Caro Vanicleiton,
    Eu não sou da área médica e pouco posso lhe ajudar no que pergunta.
    Dê uma olhada neste endereço (http://www.neurolondrina.com.br/a-clinica) e poderá ter o contato com o médico que fala sobre este material nesta reportagem publicada na Folha de Londrina.
    Se encontrar informações sobre o que você quer, disponibilizo, ok?
    Boa sorte.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria de saber se tem algum contato do rapaz citato acima, pois passo com algo parecido na familia e gostaria de trocar informaçoes com ele.

    abs

    ResponderExcluir