Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

CADEIRA PARA EXERCITAR MENTE e CORPO


Cadeira para exercitar corpo e mente é apresentada na Alemanha.


À primeira vista, não é mais do que uma cadeira confortável, perfeita para assistir à televisão. No entanto, trata-se de uma tentativa sofisticada que permite que as pessoas mais velhas exercitem o corpo e a mente.
A cadeira, exposta na feira de alta tecnologia CeBIT, em Hannover (norte da Alemanha), possui sensores que registram o peso, a pressão sanguínea e o pulso do usuário. A partir daí, e ao longo de um período, constrói uma base de dados biométrica.
Se a cadeira registra um aumento de peso, adota o modo "fitness" e propõe uma série de exercícios.
Assim, a cadeira se comporta como um barco e permite ao usuário remar por uma corrente que aparece em uma grande tela.
"Inclusive neste modo, os sensores registram todos os sinais vitais, e o monitor de saúde observa se a pessoa não está fazendo os exercícios adequadamente", explica Sven Feilner, do Instituto Fraunhofer.
Os usuários podem estabelecer conexões uns com os outros e organizar uma "corrida", ou simplesmente seguir um programa estabelecido de "fitness", vigiado de perto pela cadeira.
A cadeira também exercita a mente, com um jogo da memória ao qual o usuário responde modificando sua postura.
"Tentamos fazer com que as pessoas sejam mais ativas, sobretudo nossa população, que é cada vez mais velha", explicou o chefe do projeto, Matthias Struck.
A equipe de Struck está trabalhando para comercializar o modelo de cadeira dentro de "um ano, ou talvez dois", segundo ele.
Quanto ao valor, Struck adiantou que as cadeiras serão caras, e estima seu preço entre 4 e 6 mil euros, pelo menos.
O salão de alta tecnologia CeBIT estará aberto em Hannover até 9 de março, e atraiu 4.100 expositores de 70 países.
FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/afp/2013/03/05/cadeira-para-exercitar-corpo-e-mente-e-apresentada-na-alemanha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário