Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

DIABETES e DORES: NEUROPATIA PERIFÉRICA










EVITE DORES, MELHORE O EQUILÍBRIO!

Retarde ou previna a neuropatia diabética

Fazer atividades físicas pode ajudar a controlar a dor do nervo ou a neuropatia periférica. De acordo com um estudo, as pessoas que fizeram uma caminhada de uma hora em uma esteira quatro vezes por semana tiveram  reduzida a piora de sua lesão no nervo. A chave é fazer do exercício uma parte regular de sua vida com diabetes. Mas primeiro, fale com seu médico para ver qual exercício é bom para você.

Procure fazer exercício de baixo impacto

Aeróbica e natação podem ser formas suaves de exercício. Água apoia o seu corpo, exercendo menos pressão sobre os pés afetados pela dor do nervo. Yoga e tai chi também podem ser boas escolhas. Seus movimentos podem melhorar o equilíbrio e relaxamento.


Supere o medo, comece devagar

Começar a se exercitar pode ser um desafio. Torna-se mais fáci, começando devagar. Tente cinco minutos de movimento extra por dia e aumente o tempo um pouco mais a cada dia. A Associação Americana de Diabetes recomenda até 30 minutos por dia, cinco dias por semana. Se você tem danos nos nervos e está preocupado com quedas, comece com alguns movimentos para melhorar seu equilíbrio.

Melhore o seu equilíbrio

Melhore o seu equilíbrio praticando a partir de uma cadeira. Faça isso três vezes seguidas. Na primeira, você pode usar os braços para ajudar a levantar-se, mas trabalhe no sentido de fazê-lo sem ajuda. Este é um dos vários movimentos para tentar melhorar o seu equilíbrio.

Equilíbro em uma perna

Lentamente levante um pé fora do chão, de modo que você  fique em pé sobre uma perna. Tente manter por 30 segundos, em seguida, mude. Quando você começar a  melhorar, tente se equilibrar um pouco mais. Você pode praticar este movimento em qualquer lugar - na pia, na fila do supermercado ou enquanto fala ao telefone. Seu objetivo é fazer isso de mãos livres. Em caso de necessidade de firmar-se, tenha um objeto estável nas proximidades.

Andar em uma linha reta

Não há necessidade de fio para esta atividade - basta seguir em linha. Pratique colocando o calcanhar, planta do pé e ponta do pé. Coloque o pé diretamente na frente do outro para você avançar. Deixe os joelhos um pouco dobrados e abra seus braços para ajudar a se equilibrar. Para um desafio extra, reverter e tentar dar alguns passos para trás.

Ponta dos pés

Fique perto de uma cadeira, barras ou outro objeto para o apoio. Lentamente fique na ponta de ambos os pés e segure. Façar três vezes. Cada vez que tentar aguentar um pouco mais. Movimentos de equilíbrio podem ser feitos todos os dias. Com mais confiança, você pode adicionar outras atividades.


Antes de começar, faça exames.

Faça exames cardíacos, dos olhos, pés com seu médico antes de iniciar uma nova forma de exercício. Depois de cada treino procure  lesão no pé e outras áreas propensas a feridas. Quando você tem diabetes, bolhas, fissuras, cortes, arranhões devem ser tratados com cuidado extra para evitar a infecção.

Calçado adequado e lanche

Ter um adequado par de tênis é especialmente importante para as pessoas com diabetes. Eles podem ajudar você a evitar lesões no pé. Ao fazer compras, procure um de ponta mais larga e espaçosa para evitar o atrito indesejado e bolhas.
Quando for se exercitar, leve uma fonte rápida de carboidratos para um caso de hipoglicemia. Balas e passas podem ser boas escolhas.


Glicemia e Exercício

Verifique a glicemia antes e após o exercício. Isto pode lhe ajudar a aprender o efeito do exercício sobre o açúcar no sangue e ajudar a gerenciá-lo. A faixa de segurança para o exercício é entre 100 e 250 mg / dL.
Se a medição do açúcar no sangue é de mais de 250 mg / dL e você tem diabetes tipo 1, você deve checar cetonas na urina. Se a medição for moderada ou elevada, atrasar exercício até ela abaixar.

Faça a atividade que goste

Ao fazer exercício, faça algo que você gosta e vai ser mais propenso a manter-se em atividade. Será que você gosta de uma determinada atividade como quando era um adolescente ou criança? Tente pegá-la de volta. Divertir-se pode aumentar a sua aptidão e seus espíritos. Você não precisa fazer nada complicado para obter benefícios.

Faça um planejamento

Faça planos com um amigo para se exercitar. Um amigo, vizinho, parceiro(a) ou mesmo seu animal de estimação são ótimas opções. Você e seu amigo podem se comprometer a fazer os exercícios e isto pode ser uma motivação extra. E a escolha de um companheiro de treino de mesmo nível de condicionamento físico também pode ajudar você a se sentir confortável. Outras formas de trabalhar com outros incluem aulas de grupo no ginásio ou equipes de recreação.

Tente Algo Novo

Mude a sua rotina. Tente um novo esporte ou faça uma aula para aprender uma nova atividade, como o golfe, badminton, boliche, canoagem, ou dança de salão. Ou veja um DVD para fazer um novo exercício. A idéia é combater o tédio e manter a atividade física interessante.
FONTE: http://diabetes.webmd.com/peripheral-neuropathy-8/slideshow-managing-diabetes-with-exercise?ecd=wnl_dia_022813&ctr=wnl-dia-022813_ld-stry&mb=

Nenhum comentário:

Postar um comentário