Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

NO PAÍS DA ROSEMARY: FALTA REMÉDIO e...VERGONHA NA CARA!



Hospital referência para o tratamento de câncer relata falta de remédio contra leucemia

JOHANNA NUBLAT

O Centro Infantil Boldrini, hospital de referência para o tratamento de câncer, informou que não tem estoques de um medicamento usado contra a leucemia linfoide aguda e linfomas. E um segundo medicamento contra as mesmas doenças está na iminência de faltar, segundo o centro.
Vitória Pinheiro, hematologista do centro, explica que os dois medicamentos --Lanvis e Purinethol, respectivamente-- são insubstituíveis e utilizados em fases distintas do tratamento.
Os laboratórios envolvidos no caso informaram que a situação deve ser normalizada em breve.
Mesmo assim, explica Pinheiro, pode haver dano aos pacientes. "A interrupção é prejudicial ao tratamento, mesmo que por pouco tempo", afirma.
TROCA DE FABRICANTES
O Purinethol, que está com estoques limitados no Boldrini, é utilizado por cerca de 100 pacientes, avalia a médica. Recentemente, esse medicamento teve o registro transferido do laboratório GSK para a Aspen Pharma.
A Aspen informou que o novo registro foi publicado em 4 de fevereiro e que, por formalidades a serem cumpridas junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a autorização de comercialização só foi recebida pela Aspen nesta quinta-feira (28).
"A partir de hoje, 1º de março de 2013, a Aspen Pharma está legalmente apta a comercializar o medicamento. O produto se encontra disponível para faturamento", informou o laboratório.
Segundo a Aspen, o registro do Lanvis ainda não foi transferido para a empresa e, assim, o medicamento ainda está sob a responsabilidade da GSK.
Procurada, a GSK informou que, desde 2010, está em processo a transferência do Lanvis para a Aspen. E que, neste intervalo, tem abastecido hospitais com estoques nacionais e internacionais.
Em novembro de 2012, diz a GSK, foi feito um pedido à Anvisa para que liberasse um estoque trazido do exterior, autorização que foi dada também nesta quinta-feira (28), de acordo com a GSK.
"Ontem mesmo, continuamos a realizar o processo de doação deste medicamento para os principais hospitais do país. Continuamos no aguardo da transição regulatória oficial", diz o laboratório.
DESABASTECIMENTO
Em janeiro, matéria publicada pela Folha mostrou que outro medicamento contra a leucemia, a L-asparaginase, tinha estoques limitados no país, por conta da interrupção de produção do único fornecedor para o Brasil.
À época, médicos disseram que o risco de desabastecimento existia para outras drogas e cobraram do governo medidas para evitar uma falta ampla de remédios no país.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1239089-hospital-referencia-para-o-tratamento-de-cancer-relata-falta-de-remedio-contra-leucemia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário