Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2013

DIABETES: SEDENTARISMO COMO FATOR DE RISCO


Leicester, Reino Unido - O tempo gasto com comportamentos sedentários - sentado ou deitado - tem um mais forte impacto no risco de diabetes do que a atividade física moderada a vigorosa (AFMV) na vida de adultos, mostra nova pesquisa. 
"Este é o primeiro trabalho a demonstrar que o comportamento sedentário pode ter uma maior influência sobre os fatores de risco do diabetes do que o exercício em adultos em situação de risco da doença", o autor José Henson, um estudante de PhD do Centro de Diabetes de Leicester, Reino Unido, disse ao Medscape Medical News. Ele relata suas descobertas, juntamente com colegas em um relatório publicado online em 27 de fevereiro Diabetologia. 
Mr. Henson salienta, contudo, que o comportamento sedentário "não é simplesmente a falta de exercício," e  "não deve ser utilizado como um substituto para o exercício", que devem ser tratados de forma independente. 
"Isso requer uma mudança de paradigma, de modo que pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 pensem sobre o equilíbrio de comportamento sedentário e atividade física ao longo do dia", acrescentou, notando que o tempo sedentário ocupa uma parte muito maior do dia do que o tempo gasto em atividade física.
 Tempo sedentário afeta glicose, triglicerídeos e colesterol HDL 
Os resultados do estudo foram consistentes em uma faixa etária diversificada, fornecendo evidências de que as conseqüências negativas do excesso de tempo sedentário existem a partir de adultos jovens até  pessoas com idades mais avançadas (18 a 74 anos), um outro aspecto único do estudo, disse Henson. Ele observou que estudos anteriores que mostraram efeitos nocivos do comportamento sedentário na população em geral foram realizados em adultos mais velhos..
 "Os resultados deste estudo podem ter importantes implicações metodológicas e de saúde pública", ele e seus colegas apontam. "Isso ... fornece evidência objetiva que, em indivíduos com alto risco de diabetes mellitus tipo 2, o tempo sedentário pode ser um indicador mais importante da saúde cardiometabólica que atividade física de moderada a vigorosa-AFMV".
 Prevenção de diabetes não deve negligenciar tempo sedentário 
Os resultados também têm implicações para a diabetes e os programas de prevenção de doenças cardiovasculares, dizem eles. 
"Isso pode suscitar dúvidas sobre a prescrição de movimento diário ideal para a saúde humana. Programas de prevenção concentrando-se unicamente em AFMV pode ignorar uma área que é de fundamental importância para a saúde cardiometabólica. 
"Junto com mensagens relacionadas a acumular pelo menos 150 min / semana de AFMV, que constitui a pedra angular de programas de prevenção de diabetes, tais intervenções podem ser mais eficazes se os indivíduos forem encorajados a simplesmente sentar-se menos e se mover mais, independentemente do nível de intensidade ", acrescentam.
 Estudo Futuro Vai Tentar desvendar mecanismo biológico 
Sr. Henson salienta, no entanto, que a pesquisa "ainda é apenas um estudo transversal, observacional", que deve servir como um estímulo para a continuação dos trabalhos, incluindo rigidamente controle de estudos experimentais em diferentes populações.
 Para este fim, ele e seus colegas planejam realizar outro estudo, avaliando indivíduos em risco de diabetes, que serão designados a um destes três grupos: sentado o dia todo, caminhada de 5 minutos duas vezes por hora, e de pé por 5 minutos duas vezes por hora. Eles planejam tentar desvendar os mecanismos biológicos que estão em jogo, o Sr. Henson explicou.
Os autores não declararam relações financeiras relevantes. 
Diabetologia. Publicado on line, em 1 de março, 2013. Resumo
Para o texto completo de Lisa Nainggolan: http://www.medscape.com/viewarticle/780124?nlid=28988_1301&src=wnl_edit_dail

Um comentário: