Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NORDIC WALKING

É uma modalidade que foi inventada para que os esquiadores pudessem continuar seus treinos durante a estação quente. Com o tempo se percebeu que ela tinha vantagem sobre a caminhada normal, pois trabalha também os membros superiores e o tronco, queimando ainda mais calorias. Além disso, é uma modalidade agradável, já que pode ser feita a céu aberto, em contato com a natureza.
O preparador fisico finlandês Risto Kasurinen veio ao Brasil para ensinar uma modalidade pouco difundida no país, "nordic walking", que é feita com dois bastões para que os braços ajudem na caminhada. 
O curso, que aconteceu no dia 17, foi organizado pela Escola Fitness e tinha como público alvo pessoas interessadas em praticar a modalidade e profissionais de educação física.
Nesta caminhada são utilizados bastões para que o corpo todo trabalhe, com membros superiores, inferiores e o tronco (core). Por trabalhar uma grande porcentagem da musculatura corporal, o "nordic walking" queima mais calorias do que uma caminhada normal. Além disso, com a ajuda dos braços o peso nas pernas é menor, beneficiando quem possui problemas nas articulações do quadril e do joelho. 
A modalidade é uma opção para aqueles que não gostam de se exercitar em locais fechados, pois foi inventada para ser feita a céu aberto, em contato com a natureza.
Os bastões utilizados na prática podem ser encontrados em lojas especializadas em esporte.
(Fonte: Ceres Prado -Do UOL Ciência e Saúde -Em São Paulo -
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/09/27/preparador-fisico-da-finlandia-vem-ao-brasil-ensinar-nordic-walk-conheca-a-modalidade.jhtm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário