Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TABACO É O PRINCIPAL FATOR DE RISCO PARA AS D.C.N.T.

 TRECHOS DO DISCURSO DA MINISTRA DA SAÚDE DA AUSTRÁLIA, NICOLA ROXON
ENCONTRO DE ALTO NÍVEL DAS NAÇÕES UNIDAS
DIA 19 DE SETEMBRO DE 2011 - NOVA YORK
Hoje, quero falar com você sobre um assunto particular que é um grande foco para a Austrália: tabaco. Ao contrário da maioria dos outros fatores de risco para doenças não transmissíveis, as evidências sobre o tabaco são cristalinas. Sabemos sobre os danos pois a evidência da pesquisa é inequívoca.  Se não tomarmos medidas para combater o tabaco, a OMS estima que o número de  pessoas que morrem a cada ano de doenças relacionadas com o tabaco vai subir a partir de cerca de 6 milhões por ano atualmente, para mais de 8 milhões até 2030.
A partir do próximo ano, todos os produtos do tabaco vendidos na Austrália serão obrigados a ter a mesma embalagem em uma atraente cor marrom escuro. Advertências ilustradas cobrirão a maior parte da embalagem. A Austrália é o primeiro país a tomar este caminho. Como resultado, os gigantes da indústria tabagista estão lutando desesperadamente através de campanhas publicitárias de milhões de dólares e com ameaças de ações legais. Eles estão lutando vigorosamente porque sabem que uma embalagem simples irá prejudicá-los através da redução de vendas. E eles sabem que se a Austrália conseguir ser o primeiro país a implementar essas leis, não será o último.
O Governo australiano é muito confiante de que podemos resistir a essas ameaças e desafios.  Na verdade, quanto mais as empresas de tabaco lutam, mais sabemos que estamos no caminho certo. A luta contra a Big Tobacco exige recursos e vontade política. Mas salvar vidas e melhorar a saúde da comunidade global é um investimento que vai ter um dividendo enorme. E assim, hoje peço a todos vocês para considerar como seu país pode dar os próximos passos também, usando a Convenção-Quadro sobre Controle do Tabaco como o mecanismo para a reforma. A luta contra a Big Tobacco é uma que, juntos, vamos vencer. 
(Fonte: http://www.cigarro.med.br/ministradasaudedaaustralia.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário