Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DIABETES e ESTILO DE VIDA

                                     

Coletivamente, os fatores de estilo de vida, incluindo não fumar, atividade física regular, alimentação saudável, consumo moderado de álcool, e o peso corporal normal, estão associados com um risco substancialmente menor de desenvolver diabetes, de acordo com novos resultados de investigação.
Jared P. Reis, PhD da Divisão de Ciências Cardiovasculares, National Heart, Lung, and Blood Institute, National Institutes of Health, Bethesda, Maryland, e colegas relataram seus resultados na edição do dia 06 de setembro doo Annals of Internal Medicine.
Segundo os pesquisadores, vários fatores têm sido associado a um menor risco de diabetes, porém, apenas dados limitados apoiam um efeito combinado de fatores de estilo de vida sobre o risco de diabetes. 
"Nosso objetivo foi examinar como as combinações de vários fatores de risco de vida se relacionam com o risco incidente para o diabetes em um grande estudo de coorte prospectivo de adultos com idades entre 50 a 71 anos", disseram o Dr. Reis e colaboradores.
 Em um estudo de coorte de base populacional prospectivo, os pesquisadores analisaram dados do National Institutes of Health-Associação Americana de Pessoas Aposentadas Dieta e Estudo de Saúde, incluindo 114.996 homens e 92.483 mulheres com idades entre 50 a 71 anos. Os participantes foram recrutados a partir de 1995 a 1996, e no momento, eles não tinham evidência de doença cardíaca, câncer ou diabetes.
O estudo envolveu uma pesquisa abrangente de características demográficas e fatores de estilo de vida. Esses fatores incluem ingestão alimentar, peso corporal e altura, atividade física, tabagismo e consumo de álcool no início do estudo (1995-1996). Os participantes foram classificados em grupos de baixo risco e não de baixo para cada fator de estilo de vida. Diagnóstico médico de diabetes foi identificado em uma pesquisa follow-up realizada em 2004 e 2006.
 Dos homens e mulheres, 9,6% e 7,5%, respectivamente, desenvolveram diabetes incidentes durante o período do estudo. Para cada fator de estilo de vida adicional no grupo de baixo risco, o risco de desenvolver diabetes foi reduzida em 31% (odds ratio [OR], 0,69, 95% intervalo de confiança [IC], 0,68-0,71) para homens e 39% (OR , 0,61, 95% CI, 0,60 - 0,63) para as mulheres. 
Quando os participantes tiveram quatro fatores de baixo risco (escore de dieta, nível de atividade física, tabagismo e uso de álcool), o risco foi reduzido tanto para os homens (OR, 0,61; 95% CI, 0,56 - 0,66) e para as mulheres (OR, 0,43; 95% CI, 0,34-0,55). Se os participantes foram também a um peso ideal, o risco foi reduzido tanto para os homens (OR, 0,28; 95% CI, 0,23-0,34) e para as mulheres (OR, 0,16; 95% CI, 0,10-0,24). 
Não foi observada diferença com base no grau de adiposidade ou história familiar de diabetes.
 Limitações do estudo incluem o seu desenho observacional com viés residual possível, a medição de fatores de risco de estilo de vida apenas no início, e uma dependência de auto-relato de diagnóstico de diabetes.
 "Nós descobrimos que um perfil de baixo risco que incorporou cinco fatores de estilo de vida foi fortemente associado a um menor risco de surgimento de diabetes entre adultos mais velhos", Dr. Reis e colegas concluíram. "Cada um fator adicional na categoria de baixo risco foi associado com uma redução substancial no risco de diabetes."
 Segundo os pesquisadores, a influência combinada desses fatores teve um pouco mais forte associação com um menor risco de diabetes entre as mulheres. Além disso, os resultados indicam que "os adultos com sobrepeso e obesidade podem se beneficiar se adotarem outros comportamentos de baixo risco de vida."
 A Associação Nacional Institutes of Health-Americana de Pessoas Aposentadas Dieta e Estudo de Saúde foi apoiado pelo Programa de Pesquisa Intramural do National Institutes of Health. Os autores não declararam relações financeiras relevantes. Ann Intern Med.. 2011; 155:292-299. Resumo.
Texto de Emma Hitt, PhD
(Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/749156?sssdmh=dm1.716208&src=nldne. Acesso em 06 set 2011.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário