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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MENINAS GANHAM DOS MENINOS: EXPERIMENTAÇÃO DE CIGARRO

Meninas experimentam mais cigarro que meninos no Brasil


Meninas experimentam cigarros precocemente no Brasil

Meninas experimentam mais cigarro que meninos no Brasil

O  Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou estudo que mostra que as adolescentes mulheres (13 a 15 anos) em algumas das principais cidades do Brasil são o grupo de maior preocupação para o Ministério da Saúde, uma vez que elas estão fumando mais que os meninos nesses locais
No Sul duas capitais se destacam com índices maiores que Rio e São Paulo:  Curitiba, apresentando 46,9% das meninas que  já experimentaram cigarro, enquanto que o mesmo foi feito por 35,7% dos meninos. E Porto Alegre, cidade com maior variação, 52,6% das meninas já fumaram pelo menos uma vez nesta faixa etária, contra 38% dos adolescentes.
RIO e São Paulo:
Em São Paulo, 38% das meninas já experimentaram, contra 29,7% dos meninos.
Rio de Janeiro, 36,5% das meninas já fumaram e o percentual de meninos foi de 29,5%.
Cigarro avulso: outro dado preocupante
Apesar da lei que proíbe a venda de cigarros para menores de idade, os adolescentes não têm dificuldade para comprar o produto. A maioria dos menores entrevistados afirmou nunca ter sido impedida de comprar um cigarro. Em Maceió, esse percentual chegou a 96,7%. Em Fortaleza, a 89,9% e em Salvador a 88,9%.
Segundo o Dr. Marcos Nascimento, consultor medico da PULMAOSA, ” o tabagismo entre os adolescentes lamentavelmente não tem diminuído como vem ocorrendo entre os adultos. E tem havido um consumo maior por marcas de cigarros contrabandeados. Isto, além de colocar a saúde em risco acarreta um duplo prejuízo para o Tesouro Nacional: Maior número de doentes e sem a contrapartida da arrecadação.’
O Dr. Nascimento complementa que devemos chamar a atençao dos pais e dos educadores para dois outros fatores:
1. o inicio do cigarro ocorre cada vez mais precocemente, em geral a iniciação se dá até os 19 anos;
2. A principal forma de aquisição do cigarro pelos jovens é por unidade, apesar da proibição por lei desse tipo de venda avulsa.
Marketing nos Pontos de Venda
Um outro dado que corrobora esta escalada de novos fumantes, e a necessidade de ajuste da lei federal antifumo no Brasil,  é a multiplicidade de pontos de venda ao redor de escolas e de universidades,  fazendo necessario, portanto uma vigilância maior contra esta estrategia de Marketing da industria tabagista, para resguardar a Saúde Pública. Mas o papel da vigilância não é só’ da ANVISA, e sim de toda a sociedade: incluindo as Empresas,  as Escolas, os pais e inclusive os comerciantes.
FONTES:  DR.Marcos Nascimento
PULMAOSANEWS – PULMÃO S/A: Sua Atmosfera, Sua Vida!
Instituto Nacional do Câncer (Inca) – Brasil

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