Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DIABETES e REFRIGERANTES DIETÉTICOS

                                           
Refrigerantes dietéticos podem ser consumidos por diabéticos porque não tem açucar e não interferem na contagem de carboidratos. Entretanto, especialmente os diabéticos - que estão sujeitos a doenças renais mais do que não diabéticos - precisam ter cuidado extra com a quantidade que consomem desse tipo de bebida. Estudo divulgado pela Sociedade Americana de Nefrologia alerta que ingerir refrigerante dietético mais do que duas vezes por dia pode dobrar o risco de comprometer a função renal.
O estudo avaliou mais de 3 mil mulheres - a maioria com suas funções renais normais - participantes de um levantamento nacional que coletou informações nutricionais diversas. Os questionários foram respondidos em diferentes momentos: 1984, 1986 e 1990. 
Comparando a função renal nas mulheres em 1989 e 2000, os pesquisadores perceberam que 11,4% - o equivalente a 372 mulheres - tinham declínio na função renal da ordem de 30% ou mais e verificaram que esse declínio estava associado à quantidade de refrigerantes adoçados artificialmente que elas consumiam diariamente: duas porções ou mais.
Os dados mostraram ainda que consumo diário menor não levou a comprometimento dos rins.
Fonte : Diabetes Nós Cuidamos - 
http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=9349

Nenhum comentário:

Postar um comentário