Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NOVA TÉCNICA PARA TRATAR TUMOR CANCEROSO

Veja on line, 14/12/2011

Nova técnica consiste na implosão dos tumores por meio de raios alfa, o que reduz significativamente as chances de reincidência da doença

Células de câncer no pulmão
Células de câncer no pulmão (SPL/Latinstock)


Pesquisadores israelenses anunciaram, nesta terça-feira, o desenvolvimento de uma nova técnica para tratar tumores cancerosos, que consiste em implodí-los com a emissão de raios alfa, o que reduz o risco de reincidência da doença. Os professores Yona Keisari e Itzhak Kelson, da Universidade de Tel Aviv, estão prestes a iniciar testes clínicos com a nova técnica, que utiliza um implante fino como uma agulha que emite raios alfa de curto alcance dentro do tumor.

Saiba mais

Partícula alfa


Também chamada de raios alfa, são carregadas de dois prótons e dois nêutrons. São, portanto, átomos do elemento químico hélio – têm carga positiva +2 e massa 4.
Ao contrário da radioterapia, que bombardeia o tumor com raios gama a partir do exterior, na nova técnica as partículas alfa circulam dentro do tumor, propagando-se para o exterior antes de se desintegrar, explicaram os cientistas. "É como uma bomba de fragmentação. No lugar de explodir em um ponto, os átomos se dispersam continuamente e emitem partículas alfa a distâncias maiores", destaca a Universidade de Tel Aviv.
O procedimento todo exige cerca de dez dias e deixa apenas pequenas quantidades de chumbo, não radioativo nem tóxico, no organismo. O implante, introduzido no tumor por uma agulha, "se desintegra de maneira inofensiva". "Não apenas a destruição das células cancerosas é mais segura, mas na maioria dos casos o paciente desenvolve imunidade contra o reaparecimento do tumor", diz o comunicado.
Em testes feitos com ratos de laboratório, 100% dos que tiveram o tumor retirado cirurgicamente desenvolveram um novo tumor, contra 50% dos que foram submetidos ao tratamento radioativo, destaca a Universidade. "Os pesquisadores obtiveram excelentes resultados contra vários tipos de câncer, especialmente de pulmão, pâncreas, colo, mama e cérebro".
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário