Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SEGURANÇA PARA OS BEBÊS

Colocar travesseiro em berço pode ser perigoso, dizem pediatras: recomendação vale para bebês com menos de um ano de idade

Agência Estado
http://i2.r7.com/bebe-hg.jpgThinkstock
Pais de bebês de menos de 1 ano não devem deixar protetores, almofadas e travesseiros nos berços. A recomendação da Academia Americana de Pediatria, consta da atualização das diretrizes de segurança do sono para crianças nessa faixa etária e tem o objetivo de reduzir o risco de morte por sufocamento.

Nas mesmas diretrizes, a AAP recomenda a vacinação e a amamentação para diminuir o risco de morte súbita infantil. Segundo estudos, essas duas ações reduzem pela metade a possibilidade de esse tipo de morte ocorrer.
"É difícil saber quando um bebê foi vítima de morte súbita verdadeira ou de sufocamento. Portanto, quando se trata de segurança do sono, temos de combater os fatores de risco para ambos", diz o pediatra Michael Goodstein, membro da força-tarefa que elaborou as diretrizes.
Também continuam valendo as orientações anteriores, como colocar o bebê para dormir de barriga para cima. Desde que essa norma passou a ser a regra nos Estados Unidos, em 1992, os casos de morte súbita caíram 53%.
No Brasil, o assunto só passou a ser discutido em 2009, quando a Pastoral da Criança lançou uma campanha mostrando fotos de bebês vestindo uma roupa com os dizeres "este lado para cima".
Na época, houve polêmica entre os pediatras, que tinham medo de que a criança engasgasse caso tivesse refluxo.
O hábito, por aqui, era colocar os bebês para dormir de lado, conta Magda Nunes, coordenadora do núcleo permanente de Estudos do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria.
(Fonte:  http://noticias.r7.com/saude/noticias/colocar-travesseiro-em-berco-pode-ser-perigoso-dizem-pediatras-20111212.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário