Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CIGARROS e DERRAME

Um estudo canadense comprovou que os fumantes têm o dobro de chances de sofrer um derrame em comparação com os não fumantes. Ainda segundo o estudo, quando o fumante abandona o cigarro, esse índice diminui e o risco de ele sofrer um AVC se compara ao de uma pessoa que nunca fumou.
Ao deixar o vício, se o ex-fumante seguir uma alimentação equilibrada e fazer atividades físicas, o risco de ele sofrer um acidente vascular cerebral cai significativamente, concluiu o estudo.
Os especialistas analisaram 982 pacientes que sofreram derrame ao longo de dois anos. Eles descobriram que a idade média das vítimas de derrame que fumavam era de 58 anos. Esses fumantes eram nove anos mais jovens do que a idade média dos não-fumantes que também sofreram derrame.
Os estudiosos alertam que fumar causa arteriosclerose – acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos- e aumenta o risco de coágulos. Os fumantes têm o dobro de riso de sofrer um derrame causado por um vaso sanguíneo rompido- AVC hemorrágico- do que as pessoas que não fazem uso do cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário