Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ATIVIDADES FÍSICAS DESCALÇO



Recentemente, especialistas têm reforçado benefícios do treino descalço, que está ganhando terreno no espectro de exercícios.
Especialistas em fitness e instrutores de aeróbica para bailarinos modernos estão exaltando as virtudes de sentir o chão debaixo dos seus pés. Por exemplo, Ellen Barrett, que ensina uma mistura de pilates, ioga e dança, realiza todas as suas classes de baixo impacto com os pés descalços.
“Os sapatos dão uma falsa sensação de uma plataforma. Você não se liga com o solo”, explicou Barrett. “Se seu pé é equilibrado e forte, o resto do corpo também é. Essa ligação entre o pé e o corpo é o equilíbrio”.
Barrett explica que, no começo, pode parecer um pouco “esquisito” realizar exercícios descalço. Seu pé fica “imaturo” nesse equilíbrio, mas ele pode se soltar gradualmente. Para começar, ela sugere andar descalço ao redor da casa ou fazer exercícios como flexionar o pé descalço 10 vezes.
A instrutora de fitness Stacey Lei Krauss também pratica exercícios descalça há 12 anos. Ela diz que tem ensinado milhares de pessoas a se exercitar descalças. “Estar com os pés descalços é melhor do que estar em um molde, que é o sapato”, disse Krauss. “Se você os ‘aprisiona’ em um casulo, os músculos vão atrofiar e as articulações endurecer”.
A instrutora de 84 anos Ann Smith sempre se exercitou com os pés descalços. “Eu não sabia que era uma tendência”, disse.
“Eu fui treinada na dança moderna e interpretativa, que sempre foi com pés descalços”. Segundo ela, apesar de exigir mais dos pés, estar descalço faz com que o contato com o chão seja mais seguro, fácil e lógico.
“Há mais poder, mais expressão”, disse ela. “Como eu digo aos meus alunos idosos: se você está conhecendo alguém, você tira suas luvas para apertar sua mão, não?”.
Smith afirma que os exercícios descalços devem ser feitos, de preferência, em um assoalho de madeira. Telha e cimento são coberturas que prejudicam muito as costas.
Smith conta que, mesmo na sua idade, tem quadris e joelhos saudáveis e não toma nenhuma medicação. Barrett acredita que os nossos corpos estão dizendo para darmos aos pés descalços uma tentativa. “Temos uma epidemia de problemas de joelho e quadril. O último recurso é por o pé no chão e ver o que a Mãe Natureza pode fazer”, brinca.[Reuters]
(Fonte: Natasha Romanzoti - http://hypescience.com/se-exercitar-descalco-porque-pode-ser-um-boa-ideia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário